Relat Rio Ensaio De Dureza Brinell E Vickers

784 palavras 4 páginas
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS

LAB 1 - ENSAIO DE DUREZA BRINELL E VICKERS

1- INTRODUÇÃO

O ensaio de dureza consiste na impressão de uma pequena marca na superfície do corpo de prova através da aplicação de pressão (com uma ponta de penetração), a medida da dureza é dada em função das características da marca de impressão e da carga aplicada. Esse ensaio é amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, tratamentos superficiais, vidros e outros devido à vantagem de fornecer dados quantitativos das características de resistência à deformação permanente das peças produzidas. É utilizado também como um ensaio para o controle das especificações da entrada de matéria-prima e durante as etapas de fabricação de componentes.

Dureza Brinell (HB)
Esse ensaio foi o primeiro ensaio de penetração padronizado e reconhecido industrialmente. Ele consiste em comprimir uma esfera de aço temperado ou de carbeto de tungstênio na superfície do material ensaiado, gerando uma calota esférica.

Dureza Vickers (HV)

É um método semelhante ao ensaio de dureza Brinell, o penetrador padronizado é uma pirâmide de diamante de base quadrada com um ângulo de 136º entre as faces opostas. O ensaio é aplicável a todos os materiais metálicos com quaisquer durezas, especialmente materiais muito duros, ou corpos de prova muito finos, pequenos e irregulares.
A forma de impressão é a de um losango regular, cujas diagonais devem ser medidas por um microscópio acoplado à máquina de teste. A média dessas duas medidas é utilizada para a determinação da dureza de Vickers.

2- OBJETIVOS

Medir e comparar a dureza de diferentes amostras de materiais metálicos para familiarizar com os métodos de medida de dureza por penetração (Brinell e Vickers), e observar as particularidades de cada método.

3- MATERIAIS E MÉTODOS

Os dois experimentos foram realizados no durômetro Wolpert e as amostras metálicas a serem analisadas possuíam as faces paralelas e bem polidas.

Relacionados

  • algoritimos
    16123 palavras | 65 páginas
  • Engenharia
    31973 palavras | 128 páginas