RELAT RIO EMPREENDEDORISMO

286 palavras 2 páginas
RELATÓRIO

Ao longo dos anos, o termo empreendedor passou por várias mudanças conceituais, tanto que atualmente existem inúmeras definições e linhas de pensamento acerca do tema. Atualmente, o empreendedorismo está consideravelmente presente em nossas vidas.
É notável que o empreendedorismo se tornou, um importante elemento em trajetórias profissionais de sucesso, como também um componente valorizado no mercado de trabalho.
A palavra empreender, que vem do latim imprehendere, significa deliberar-se a praticar, propor-se, tentar, ou ainda, pôr em execução.
Por sua vez, o empreendedorismo se refere à capacidade de identificação e implementação de oportunidades de negócio, através da inovação e da criação de valor ao negócio (DORNELAS, 2012).
Diante disso, por meio dessa Oficina de Aprendizagem, foi possível compreender com maior profundidade as discussões em torno do empreendedorismo. Com isso proporcionar uma oportunidade para refletir e, porque não, colocar em prática suas próprias idéias empreendedoras.
Compreendendo-se, que empreendedorismo vai muito além de correr riscos e inovar. É transformar, gerar valor, “fazer acontecer”, é uma “forma de ser”. O empreendedor é uma pessoa que possui elevada necessidade de realização quando comparado ao resto da população, que não se contenta com o que já alcançou, e que deseja sempre melhorar. Assim, ele não teme assumir riscos moderados para atender à sua necessidade de realização, mesmo porque já possui autoconfiança suficiente para enxergar possíveis problemas e acreditar em sua capacidade para superá-los.
É notável como a figura do empreendedor mostra-se sempre associada a grandes mudanças e transformações na sociedade, e é por esta transformação social que diversos países focam na educação empreendedora como “chave” para o desenvolvimento, investindo recursos e criando programas de incentivo que forme indivíduos capazes de inovar e modificar seu contexto social.

Relacionados