Relat Rio Eletroqu Mica2 Lab3

945 palavras 4 páginas
OBJETIVO:

Estudar e compreender o processo das células eletroquímicas, dando como resultado substâncias que recebem ou doam elétrons originando íons, culminando na criação de corrente elétrica (experimento clássico da Pilha de Daniell).

INTRODUÇÃO: A Eletroquímica é um ramo da Química que estuda o aproveitamento das reações de oxirredução, bem como o processo inverso: formação de energia química por meio da energia em que há transferência de elétrons para a formação de corrente elétrica. Em 1836, John Frederic Daniell criou um tipo de pilha usando zinco e cobre metálicos e soluções de sulfato de cobre e de zinco. Esta pilha foi rapidamente incorporada pelos Ingleses e Americanos em seus sistemas telegráficos. Nos dias de hoje está presente em nossa vida mais do imaginamos. Basta olhar para o relógio de parede, celulares, computadores e para seu próprio automóvel e lá está ela.
Encontra-se disponível em pilhas, baterias, enfim, em todos estes dispositivos que dão vida a tantos utensílios que usamos em casa, no trabalho e nas horas de lazer. Ela está presente também na medicina, como nos marca-passos. Na indústria tem um papel importante no processo de galvanoplastia (processo usado para cromar peças de automóveis) e na fabricação de semi jóias.

RELAÇÃO DE MATERIAIS:

1- 01 placa de zinco metálico
2- 01 placa de cobre metálico
3- 01 béquer com solução de sulfato de zinco (ZnSO4) à uma concentração de 0,97M
4- 01 béquer com solução de sulfato cúprico (CuSO4) à uma concentração de 0,72M
5- 01 tubo em formato de “U” contendo em seu interior uma solução salina de cloreto de sódio (NaCl)
6- 02 pedaços de algodão
7- 01 pedaços de barbante com aproximadamente 20cm
8- 01 Multímetro

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Pilha de Daniell
Experiência 01:

Procedimento: A Pilha de Daniell será construída usando-se um eletrodo de zinco metálico, que será mergulhado numa solução de sulfato de zinco

Relacionados