Relat Rio Eletromag 1

1510 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Heber Sousa Santos

ROTEIRO DE PRÁTICA 8:
Descarregando um capacitor

Palmas
16-03-2015
1. Introdução
Os capacitores são dispositivos responsáveis por armazenar energia armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. É um componente passivo constituído por dois condutores chamado de placas ou armaduras, separados por um isolante chamado dielétrico. O dielétrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes é o próprio ar. Os capacitores recebem nomes de acordo com a forma de suas placas. Assim, na figura 1 temos um capacitor de placas paralelas e na figura 2 um capacitor cilíndrico.

Uma das características mais interessantes do capacitor é a possibilidade de inúmeras aplicações tecnológicas, sobretudo em eletrônica. Os capacitores são utilizados, por exemplo, em circuitos retificadores, circuitos ressonantes e em divisores de frequências. Os capacitores têm a propriedade de bloquear correntes contínuas e alternadas de baixas frequências e facilitar a passagem de correntes alternadas de altas frequências. Essa propriedade é utilizada para separar sons agudos de uma música, por exemplo, encaminhando esses sons para os alto-falantes que são adequados para fazer a reprodução desse tipo de som.
Algumas vezes, os capacitores são utilizados para armazenar carga para utilização rápida, como no “flash” de uma câmera fotográfica. Os grandes lasers também utilizam esta técnica para produzir flashes muito brilhantes e instantâneos. A diferença entre um capacitor e uma pilha é que o capacitor pode descarregar toda sua carga em uma pequena fração de segundo, já uma pilha demoraria alguns minutos para descarregar-se. Os capacitores também podem eliminar ondulações. Se uma linha que conduz corrente contínua (CC) possui ondulações e picos, um grande capacitor pode uniformizar

Relacionados