Relat Rio ECOTERRESTRE

1507 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DO vale do itajaí

Gustavo castro
&
Lucas Camargo

Relatório da Saída de Campo para análise dos ecossistemas terrestres em pontos estratégicos.

Relatório Técnico/Científico apresentado ao Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências da Terra e do Mar da Universidade do Vale do Itajaí como requisito parcial à obtenção da média parcial na Disciplina de Ecossistemas Terrestres.

Orientadora: Prof. Drª. Rosemeri Carvalho Marenzi

Itajaí
2014

Introdução:

No dia 11/10/2014, os alunos e a professora da disciplina de Ecossistemas Terrestres, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univali de Itajaí, realizaram uma saída de campo. O ponto de partida foi na Univali de Itajaí, com paradas na BR-101, na praia de Navegantes, em Gravatá, na praia Vermelha (Penha) e retornamos para a universidade.

Objetivos:

O objetivo da aula no campo, foi analisar e caracterizar os diferentes tipos de ecossistemas terrestres da região. Observando a influência que eles recebem, a morfologia do local, a vegetação e suas adaptações ao meio. No total foram 7 pontos de parada para o estudo. Cada integrante do grupo recebeu uma tarefa de pesquisar e apresentar em classe informações sobre alguma espécie vegetal.

Percurso Percorrido: Figura 1 – Mapa do percurso percorrido.

Ponto 1: Floresta ombrófila densa das terras baixas.

Ponto 2: Floresta ombrófila densa aluvial e Formação pioneira fluvio-lacustre.

Ponto 3: Formação pioneira com influência marinha.

Ponto 4 : Formação pioneira com inflência fluvio-marinha.

Ponto 5: Floresta ombrófila densa – Submontana.

Ponto 6: Floresta ombrófila densa – Submontana. E observamos uma região de morraria de Formação pioneira com influência marinha.

Ponto 7: Formação pioneira com influência fluvio-lacustre.

Descrição dos ambientes observados:

Ponto 1: A primeira parada foi na BR-101 destino a Navagantes, uma região plana (local pouco acima do nível do mar). Observamos uma Floresta

Relacionados