Relat Rio Doument Rio Olhos Azuis 1

674 palavras 3 páginas
Nome: ILZA FARIAS SILVA RA: 002298
Curso: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Data:02/04/2015

RELATÓRIO DO FILME
* FICHA TÉCNICA TÍTULO: OLHOS AZUIS
Gênero: DOCUMENTÁRIO
Tempo de Duração: 90 MIN
Ano de Lançamento: 1996
Direção: BERTRAM VERHAAG
País: ALEMANHA
Idioma: INGLÊS
Legenda: PORTUGUÊS
Tema: PRECONCEITO E DESCRIMINIAÇÃO SOCIAL
* SINOPSE
`Olhos Azuis'' é um documentário frio sobre um tema fervente: os workshops sobre racismo desenvolvidos pela norte-americana Jane Elliott. O filme acompanha, especificamente, um desses workshops, realizado em Kansas City com 30 pessoas, entre professores, policiais e assistentes sociais. Polêmica à parte, uma coisa é certa: ninguém fica indiferente diante desses “Olhos Azuis''.

* CONSIDERAÇÕES SOCIOLÓGICAS ACERCA DO FILME A "socialização" dos indivíduos é uma das formas mais eficazes de ocultação do poder, que busca manter o controle social sobre o pensar, o sentir e o fazer das pessoas, ou seja, a normatização da ação humana. O vínculo de amizade entre membros de um grupo pode facilitar algumas relações e decisões coletivas. Por outro lado, essa relação de poder pode ser exercida pelo sentimento negativo que um membro gera sobre outro(s). Uma relação baseada no medo pode gerar a submissão de um e o domínio do outro. O documentário demonstra como a inversão do preconceito atua numa situação hipotética, mas o maior problema que ocorre é que aquelas pessoas que foram submetidas ao processo, principalmente as que possuíam olhos azuis não sofrem essa discriminação diariamente e podem até refletir e tentar mudar de atitudes.
* Levando em consideração os aspectos vivenciados e observados no filme, você acha que a atitude de alguém faz diferença na vida do outro? Explique.
É muito impressionante ver o efeito da discriminação sobre o humor, autoestima, autoconfiança e astral dos participantes. Como eles estavam ao início e como eles ficaram ao final. Muitos choram. Pedem que ela pare de tratá-los daquela maneira. Desse modo fica

Relacionados