RELAT RIO DE F SICA ll EMPUXO

1445 palavras 6 páginas
RELATÓRIO DE FÍSICA ll
EXPERIMENTO: PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES (EMPUXO)
Alunos: Moisés Moraes Pinto
1. OBJETIVO
Determinar a densidade média de um conjunto de pesos metálicos, utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula no laboratório de física, através do experimento do princípio de Arquimedes (Empuxo).
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Segundo Resnick (2009), o empuxo é uma força de sustentação pelo líquido sobre um corpo imerso totalmente ou parcialmente neste líquido.
Arquimedes (282-212 AC) enquanto tomava banho numa banheira, descobriu que um corpo imerso na água se torna mais leve, devido a uma força exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força do líquido sobre o corpo é denominada empuxo (𝐸⃗ ).
Portanto, num corpo que se encontra imerso em um líquido, agem duas forças: a força peso (𝑃⃗), devida à interação com o campo gravitacinal terrestre, e a força de empuxo (𝐸⃗ ), devida à sua interação com o líquido.
A unidade de medida do Empuxo no SI é o Newton (N).

Figura 1 – Representação das forças que atuam no bloco imerso em um líquido.

Fonte: Google imagens1

Quando um corpo está totalmente imerso em um líquido, podemos ter as seguintes condições:  Se ele permanece parado no ponto onde foi colocado, a intensidade da força de empuxo é igual à intensidade da força peso (E = P);
 Se ele afundar, a intensidade da força de empuxo é menor do que a intensidade da força peso (E < P); e

1

Disponível em: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/empuxo.php. Acessado em:
02/05/2015.

 Se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de empuxo é maior do que a intensidade da força peso (E > P).
Para saber qual das três situações irá ocorrer, devemos enunciar o princípio de
Arquimedes:
“Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”
Corpo totalmente

Relacionados

  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas
  • adiminstração
    72906 palavras | 292 páginas
  • adiminstração
    96953 palavras | 388 páginas