RELAT RIO DE F SICA III MEDIDA DA COMPONENTE HORIZONTAL DO CAMPO MAGN TICO TERRESTRE

2121 palavras 9 páginas
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Departamento de Estudos Básicos Instrumentais Física Geral III
Engenharia de Alimentos

Medida da Componente Horizontal do Campo Magnético Terrestre

Relatório apresentado ao professor Ronaldo Thibes como pré-requisito para nota parcial da disciplina Física Geral III.
Por:
Acsa Santos Batista
Caetana Márcia Veneno
Geraldo Ramos da Costa Neto
Zilmary Gomes Ferreira

ITAPETINGA – BAHIA
ABRIL DE 2012
INTRODUÇÃO
A Terra é um planeta que se comporta como um imenso ímã, estabelecendo assim, um campo magnético ao redor dela. O eixo geomagnético, ou seja, o eixo que une o polo norte e sul magnético terrestre, não coincide com o eixo de rotação da Terra. Entre esses dois eixos forma-se um ângulo que é aproximadamente igual a 13°.
As primeiras fontes de campo magnético conhecidas foram os ímãs permanentes. Após Jean Baptiste Niot e Felix Savart usaram um ímã permanente para medir a força nas proximidades de um fio comprido e analisaram os resultados em termos de campo magnético produzidos por elementos de corrente ao longo do fio. André-Marie Ampère levou adiante esses experimentos e mostrou que um fio percorrido por corrente também experimenta uma força na presença de um campo magnético e que dois fios percorridos por uma corrente elétrica se atraem ou se repelem mutuamente, dependendo do sentido da corrente.
A lei de Biot-Savart é uma lei no eletromagnetismo que descreve o vetor indução magnética em termos de magnitude e direção de uma fonte de corrente, da distância da fonte de corrente elétrica e a permeabilidade do meio. A lei de Biot-Savart pode ser usada para derivar a lei de Ampère e vice-versa. A lei recebe esse nome em homenagem aos físicos franceses Jean-Baptiste Biot e Félix Savart.
A lei de Biot-Savart e a força de Lorentz são fundamentais ao eletromagnetismo tal como a lei de Coulomb é fundamental a eletrostática.
Em

Relacionados