Relat Rio De F Sica III Eletriza O

1244 palavras 5 páginas
Relatório de física III Eletrização

1- INTRODUÇÃO
O processo de eletrização, é o processo que um átomo neutro para ganha ou perder elétrons, assim ficando com cargas positivas ou negativas.
O processo de eletrização ocorre de três modos diferentes: 1.1 Eletrização por Atrito, onde dois corpos sofrem atrito e ficam com cargas opostas e com cargas de módulo igual.

Figura 1 Retirada do site http://www.coladaweb.com
Um exemplo disso, é o experimento que nós fizemos, que consistia em um bastão de vidro e um pano de lã. Ao atritar os dois objetos produzimos dois objetos com cargas opostas e com capacidade de atrair outros objetos que possuíam cargas diferentes.
1.2 Eletrização por contato, onde a contato entre dois corpos com cargas diferentes e eles dois tendem a ficar com cargas iguais e módulos iguais
Um exemplo disso está logo na figura abaixo.

Figura 2 Retirada do site: http://www.infoescola.com/eletrostatica
Antes das esferas se tocarem, a esfera (A) era neutra e a (B) era negativa, durante o toque, parte dos elétrons negativos saíram da esfera (B) e foram para (A), assim diminuindo a carga negativa em (B) e aumentando a carga negativa em (A) até encontrar um ponto de equilíbrio onde as duas esferas fiquem com cargas iguais e módulos iguais.

1.3 Eletrização por indução, acontece quando um condutor inicialmente neutro e um corpo eletrizado quando aproximamos as suas cargas iguais repelem os elétrons livres do corpo neutro para posições mais distantes possíveis e aproximando as cargas de sinais opostos fazendo com que os objetos sejam atraídos.
(Antes)
Figura 3 Eletrização por indução (retirada do site http://www.infoescola.com/eletrostatica)
Um exemplo disso é o desenho a cima. Um objeto (A) com

Relacionados

  • Roteiros fisica aplicada
    20737 palavras | 83 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas