Relat rio de F sica 1GQ

1168 palavras 5 páginas
RELATÓRIO DE FÍSICA II – 1° G.Q

ALUNOS: Camila Mota e Elielton Lemos
PROFESSOR: Augusto
CURSO: Engenharia Civil
TURMA: DISCIPLINA: Física II

Recife, 14 de setembro de 2015
Oscilador Massa-Mola

1) INTRODUÇÃO
Um oscilador massa-mola ideal é um modelo físico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elásticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que não se deforme sob ação de qualquer força.
Apesar da mola ser muito leve e considerarmos que não tenha massa e que o corpo seja tão rígido que consideremos sua deformação desprezível, para as condições que calculamos, este sistema é eficiente para um oscilador massa-mola.
3) OBJETIVO

O objetivo do experimento era para analisarmos o período da oscilação do sistema massa mola, com corpos de diferentes massas e calcularmos a constante elástica da mola. Para fazermos a análise, obtivemos os dados da seguinte maneira:
-Marcar o tempo t (em segundos) de dez oscilações realizadas por uma força aplicada a uma haste presa a mola com massas variadas;
-Iniciamos com um corpo de massa 0,03 kg e medimos a deformação da mola devido ao peso. Acrescentávamos 0,01 kg para cada novo tempo que iriamos marcar e consequentemente, a nova deformação da mola era medida.
-Com o gráfico feito do t(s) X m(kg), obtivemos a seguinte equação:
Y = A.m ^ (0,5)
Com A = 3,3453 e R² = 0,991
- Com as forças calculadas a partir dos pesos (F=mg), elaboramos o gráfico F(N) X x(m) e obtivemos a equação:
Y = A.x + b
Com A = 2,7155 e R² = 0,9986
2) MATERIAL UTILIZADO
-Uma mola de massa desprezível;
-Uma haste de massa 0,01 kg;
-Polígonos de massas: 0,01 kg, 0,02kg, 0,05kg e 0,9kg;
-Uma régua graduada de 0 a 100 cm;
-Um cronômetro digital.

4) ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROCEDIMENTO

Para o experimento do oscilador massa-mola vertical, utilizamos uma mola de massa desprezível e a fixamos ortogonalmente a um ferro horizontal suspenso por um outro ferro na vertical.
Com o

Relacionados