RELAT RIO DE F SICA 01 PAQUIMETRO

1318 palavras 6 páginas
1. OBJETIVOS
Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.

2. MATERIAL
- Paquímetro
- Arruela
- Cilindro oco
- Peça com furo cego
- Régua

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1. O nônio
A partir da invenção do nônio (régua que possibilita fazer medições com exatidão em frações de milímetro), desenvolveu-se o Paquímetro, instrumento usado em laboratórios e oficinas para medir dimensões lineares: internas, externas, profundidades e ressaltos; além de possibilitar a transformação de milímetros em polegadas e vice-versa.

Figura 1.1. Paquímetros analógicos (fonte: http://www.starrett.com.br/produtos/produtodetalhe.asp?prodnome=Paquimetro-Tipo-Universal-Serie-125-(quadrimensional)&cat=0&linha=23&subdiv=113&codprod=102)

O nônio pode ser construído em diferentes graus de precisão como: 1/10 mm, 1/50 mm e até 1/100 mm. A sua precisão pode ser obtida medindo-se o seu comprimento a partir da régua fixa, em seguida divide-se o valor encontrado pelo número de divisões que possui o nônio. Após este procedimento, subtrai-se o resultado obtido do número inteiro em milímetros imediatamente superior. Por exemplo:
- Considerando que o nônio meça 9 mm e o seu número de divisões é igual a 10, tem-se 9 mm/10 = 0,9 mm.
- O primeiro número inteiro superior a 0,9 mm é 1 mm. Então, precisão = 1 mm – 0,9 mm = 0,1 mm.

Figura 1.2 (fonte: http://fisica.uems.br/lab1/nonio-vernier.pdf - página 3)

3.2. Partes do paquímetro
Além do nônio, o paquímetro possui outros instrumentos para diferentes tipos de medições, são eles: bicos para medição externa, bicos para medição interna, vareta/lingueta para medição de profundidade, superfície para medição de ressalto, cursor, escala principal, parafuso de fixação e superfície de referência para medição de ressalto.

Figura

Relacionados