Relat rio de visita Discoteca da R dio Gazeta

405 palavras 2 páginas
Relatório de visita à Discoteca da Rádio Gazeta

Murilo Nogueira

Professor Irineu Guerrini Jr – História da Rádio e Tv
1o RTVI a

Informações Gerais

Local de visita: Discoteca da Rádio Gazeta

Objetivo: Conhecer a história da discoteca, muito utilizada no período em que os musicais da rádio eram transmitidos com aparelhos que reproduziam os antigos discos de vinil.

Dia da visita: 26/05

Material: Mais de 115 mil Cd’s e Discos preservados.

No dia 26/05, tivemos o prazer de visitar a discoteca da Rádio Gazeta, uma das maiores discotecas do Brasil e com um acervo gigantesco, onde se encontram mais de 115 mil cd’s e discos.
Com o auxílio do nosso professor, Irineu Guerrini Jr, e do coordenador da discoteca, Márcio de Paula, entramos na área onde se encontram os cd’s e conhecemos mais a fundo a história que está por trás dos materiais. Também, pudemos ver os cd’s e até mesmo, tocá-los em toca discos do acervo.
No acervo, dois andares separam os materiais sonoros. No primeiro andar, milhares de discos são separados por códigos que, auxiliam na procura. O material é muito diversificado. Pudemos encontrar desde artistas conhecidíssimos até artistas que nunca ouvimos falar, o que nos ajudou a abrir nossos horizontes musicais. No segundo andar, materiais raros podem ser encontrados. Esses materiais são tão raros que, até mesmo artistas e gravadoras se dirigem à discoteca para poder gravar ou ouvir, já que esses não o possuem mais.
Outro ponto interessante que nos foi mostrado, é o equipamento em que os radialistas colocavam os vinis para transmissão. Esse equipamento tem cerca de 1,20m. O radialista colocava o vinil e ajustava a agulha na faixa desejada para que fosse transmitido o som.
O coordenador Márcio de Paula nos explicou sobre o projeto de digitalização do material que existe no acervo. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Cultura e espera apenas por um patrocínio para poder disponibilizar o

Relacionados