relat rio de recristaliza o Victor

742 palavras 3 páginas
RECRISTALIZAÇÃO DO AAS

Vitoria da Conquista – BA
2014

VICTOR HENRIQUE
DOUGLAS AZEREDO
MANUEL GONÇALVES
LEONNAN CHAVES

RECRISTALIZAÇÃO DO AAS

Relatório apresentado ao curso de Farmácia FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste, como avaliação parcial da II unidade da disciplina Química Industrial Farmacêutica.
Orientador (a): Profª Dra. Natália Velasquez.

Vitoria da Conquista – BA
2014

INTRODUÇÃO
O ácido acetilsalicílico completou 100 anos em 1997 e continua sendo o medicamento mais conhecido e comercializado em todo o mundo. Embora sendo uma substância sintética, é a droga que pode ser mais associada a plantas, porém, sua síntese é totalmente feita a partir de uma substância natural isolada do salgueiro branco, a Salix Alba (PINTO, 2010).
A história desse ácido começou no século V a.C com Hipócrates, um médico e filósofo grego. Ele prescrevia preparações que tinham como base as cascas e folhas do salgueiro para o tratamento de febres e dores no parto. A aspirina foi patenteada e primeiramente comercializada em 1899 pela Bayer. Desde então o ácido acetilsalicílico passou a ser uma arma importante para o tratamento de febres, dores e inflamações (PINTO, 2010).
A substância foi isolada pela primeira vez em 1829 pelo farmacêutico francês H. Leroux. As funções terapêuticas da salicilina se assemelham com o ácido salicílico, que se converte no organismo por oxidação. O ácido acetilsalicílico é um dos maiores exemplos do que o reino vegetal pode nos oferecer, basta que o homem perceba sua grande importância e as conservem (PINTO, 2010).

OBJETIVO
Refinar, ou seja, purificar o AAS (ácido acetilsalicílico) através do processo de recristalização.
Obter o conhecimento acerca da técnica completa de obtenção do ácido acetilsalicílico para uso farmacêutico em suas formas variadas.

MATERIAIS E METODOS Reagentes e solventes:
Etanol;
Água destilada;
Ácido acetilsalicílico obtido na pratica anterior.
Vidrarias e equipamentos:

Relacionados