Relat Rio De Qu Mica Tintas E Vernizes

1094 palavras 5 páginas
1. NTRODUÇÃO

Dentre as técnicas de proteção anticorrosivas existentes, a aplicação de tintas ou esquemas de pintura é uma das mais empregadas. A pintura, como técnica de pintura anticorrosiva apresenta uma série de propriedades importantes, tais como facilidade de aplicação e de manutenção e também relação custo benefício atraente.

Apesar de a pintura ser uma técnica bastante antiga, o grande avanço tecnológico das tintas só ocorreu no século XX, em decorrência do desenvolvimento dos polímeros (resinas).

Os constituintes fundamentais de uma tinta líquida são veículo fixo, pigmentos, solventes (veículo volátil) e aditivos. As tintas em pó contêm todos os constituintes menos, evidentemente, os solventes; o mesmo ocorre com as conhecidas tintas sem solventes.

As tintas apresentam em sua constituição basicamente: um polímero e um solvente. O polímero que é uma suspensão homogênea de resina chamada de veículo não volátil e pigmento, já o solvente, veículo volátil.

No veículo encontramos agrupados: resinas, emulsões e óleo secativos, os veículos são responsáveis pela conversão do estado líquido da tinta ao estado sólido, formando o filme ou película de tinta.

Os pigmentos são partículas sólidas, totalmente insolúveis no veiculo no qual permanecem em suspensão, existem dois tipos de pigmentos: os ativos ou opacos ou simplesmente pigmentos, e os inertes ou cargas.

Os solventes são líquidos orgânicos voláteis, cujas principais funções são: facilitar a formulação conferir viscosidade adequada para aplicação da tinta e contribuir para o seu nivelamento e secagem.

Os aditivos compreendem uma variada gama de substância que atuam como importantes auxiliares querem facilitando a formação da tinta que melhorando as propriedades gerais, dentre eles podemos destacar os antiespumantes, anti-peles, secante, anti-sedimentantes e plastificastes.

Vamos pincelar algumas substâncias para a formação de tinta óleo. Temos incialmente o nitrato de chumbo que é um sal inorgânico,

Relacionados

  • Plano de negîcios
    26661 palavras | 107 páginas