Relat rio de Qu mica Medida Acidez e Basicidade

2210 palavras 9 páginas
NOME: João Martins da Silva
CURSO: Engenharia Elétrica

PERÍODO: Primeiro

DISCIPLINA: Química Aplicada à Engenharia

PROFESSORA: Rúbia Rafaela

AULA PRÁTICA: Leitura em Instrumentos de Medida, Acidez e Basicidade

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03
OBJETIVO 04
MATERIAL 05
PROCEDIMENTO 05
QUESTÕES 07
RESULTADO 08
CONCLUSÃO 08
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08

INTRODUÇÃO Na primeira aula de laboratório de química, realizaram-se experimentos de medição de massa, densidade e volume e analisou-se a exatidão das vidrarias volumétricas.
Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas. A pesagem é uma das mais importantes operações nos laboratórios de Química. Neste processo, a massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas, utilizando-se balanças.
Balanças não são sensíveis apenas a vibrações, mas reagem também a oscilações rápidas de temperatura e as correntes de ar. Por estes motivos, na instalação das mesmas devem ser evitados locais com incidência de sol e correntes de ar, assim como mesas ou bancadas que sofram trepidações facilmente. É importante ressaltar que a precisão de algumas balanças se deve a maior quantidade de números significativos, isso faz com o resultado seja cada vez mais próximo do real, ou seja, mais exato.

1) Pesagens
A técnica de pesagem depende do tipo de balança usado, mas alguns procedimentos são gerais.
Os pratos da balança devem estar limpos e secos. Em alguns casos é preciso nivelar a balança, girando-lhe os pés frontais até a bolha do nível ficar em posição central. Antes de iniciar a pesagem deve se zerar a balança. A carga máxima da balança deve ser verificada.
Após esses cuidados, pesa-se o recipiente que será usado (vidro de relógio, béquer, pesa-filtro ou papel

Relacionados

  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas