Relat Rio De Qu Mica Experimental Aula 110415

674 palavras 3 páginas
Objetivo Conhecer e manipular corretamente as vidrarias e equipamentos de laboratório. Compreender os procedimentos de determinação de medida e pesagem de massa e volume, assim como se familiarizar com o uso dos equipamentos adequados.

Introdução A análise química envolve entre outros procedimentos o de pesagem. Determinar a massa de maneira precisa e exata de um corpo ou de um reagente é importante para o sucesso do experimento. Tal procedimento é realizado em balanças geralmente de precisão. Embora num primeiro momento pareça algo simples os procedimentos de pesagem e medida precisam realizados de modo minucioso, assim como cuidadoso.

Materiais e métodos Balança: é um equipamento utilizado para a medida da massa de um corpo.

Uma balança pode ser do tipo:
Semi - analítica: usada na análise de determinada grandeza sob certas condições ambientais, as são encontradas em laboratórios de química, indústria farmacêutica ou meio acadêmico.
Analítica: é utilizada na determinação de massas em análises químicas
“... usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegido por portinholas de vidro corrediças, porque leves ou imperceptíveis correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um grande erro de leitura. Devido à necessidade de extrema precisão das medidas efetuadas, as balanças analíticas devem ter salas específicas para sua manipulação, com condições ambientais controladas (temperatura, umidade), bem como observadas as condições da rede elétrica de fornecer voltagem dentro dos limites de tolerância especificados no manual de cada modelo. No comércio de produtos para laboratório encontra-se também a balança semi analítica. A diferença entre a Balança Analíticae a Balança semi analítica é o grau de precisão na hora da pesagem.

Obs. : A diferença entre os dois tipos vem do seu grau de precisão na medida. A balança Analítica obtém precisão de até 0,0001g; já a Srmi-Analítica pode obter precisão de até 0,001. No

Relacionados