Relat Rio De Leitura Teologia Contemporanea Bart

688 palavras 3 páginas
Relatório de Leitura - Teologia Contemporânea
Nome: Davi Therezan
Matéria: Teologia Contemporânea
Obra Lida: Enciclopédia de Apologética
Autor: Norman Geisler

Karl Barth
Esboço da leitura e Principais ideias:
Karl Barth foi um importante Teólogo alemão (1886-1968) estudou em Berna, Berlim, Tübingen e Marburgo. Ministrou em Genebra de 1901 a 1911. Barth inspirou-se na epistemologia de Immanuel Kant, por mediação de Albrecht Ritschl e Wilhelm Herrmann. O existencialismo de Soren Kierkegaard também teve impacto significante sobre seu pensamento, apesar de rejeitar essa influência mais tarde. 05 irmãos Karamazov, de Fiodor Dostoievski, um romance que retratava a falência da filosofia humanista, ajudou a moldar seu pensamento.
Barth também foi influenciado pelo método teológico liberal de Flerrmann, pelo ateísmo de Franz Overbeck e pelo pietismo de Jean Blumhardt, um pastor do início do século xix. O próprio Barth indicou a leitura da Bíblia, especialmente Romanos, e dos reformadores como influências transformadoras na sua vida e no seu pensamento (v. Barth, Romanos; todas as citações neste artigo são das obras de Barth, exceto as que têm outra indicação). Barth também foi muito influenciado de forma negativa pelo ateísmo humanista de Ludwig Feuerbach. Ele até escreveu um prefácio para uma edição do livro A essência do cristianismo, de Feuerbach. Parecia afirmar que a religião antropomórfica é o melhor que os seres humanos podem fazer à parte da revelação divina.
Barth foi um estudante do liberalismo que reagiu fortemente contra os ensinamentos liberais. Enfatizou a transcendência de Deus e o domínio do pecado no mundo em oposição à tendência modernista de colocar a humanidade no lugar de Deus. Desenvolveu um método teológico dialético que faz da verdade uma série de paradoxos. Por exemplo, o infinito se tornou finito, o absolutamente transcendente se revelou em Jesus. Também desenvolveu um tema de “crise”, descrevendo o conflito com esses paradoxos.
Fideísmo. Como

Relacionados