Relat Rio De Laborat Rio 1

Páginas: 7 (1691 palavras) Publicado: 29 de março de 2015

CURSO DE FARMACIA




GEANGELA MORAES
GABRIELA PASSOS
CARLOS SILVA
BESSA SANTOS




RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL:
LABORATÓRIO DE QUÍMICA










São Luís - MA
2014

CURSO DE FARMACIA




GEANGELA MORAES
GABRIELA PASSOS
CARLOS SILVA
BESSA SANTOS




RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS DE QUIMICA GERAL:
LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Relatório de aula prática em laboratório apresentado àdisciplina de Química Geral, ministrado pela Profª Ildenice Monteiro para obtenção de nota .







São Luís - MA
2014





1 INTRODUÇÃO
O Laboratório é o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Em um laboratório químico, como o próprio nome já diz, são realizadas reações químicas. Considerando que os princípios da química originam-se do experimento, e por saber que existecerto risco de acidentes associados ao uso de laboratórios, é imprescindível conhecer a função de cada equipamento a ser utilizado e o procedimento para uso correto dos mesmos.
Os instrumentos utilizados no trabalho de laboratório são feitos dos mais diversos materiais (vidro, cerâmica, metal, entre outros), por isso, além de conhecer suas finalidades, modo de limpeza e armazenamento correto, épreciso considerar suas limitações físicas e químicas.
Anterior ao início dos experimentos, os materiais deverão estar organizados sobre a bancada de trabalho, assim como, ao terminar, deverão ser limpos e guardados em seus respectivos locais. As aulas práticas realizadas no laboratório de química devem ser detalhadamente analisadas, portanto, cabe a realização de registros, detalhando os acontecimentoscom as reações, os resultados obtidos, incluindo os possíveis erros cometidos durante a experimentação.










2 OBJETIVOS
Apresentar os tipos de laboratórios de Química, fazer o reconhecimento dos componentes utilizados, bem como as vidrarias, as normas e símbolos de segurança.

3 TIPOS DE LABORATÓRIOS DE QUÍMICA
O Laboratório é o local construído com a finalidade de se realizar experimentos.Para que as reações químicas ocorram com sucesso, é preciso que o laboratório ofereça equipamentos e segurança necessários. Abaixo estão relacionados alguns tipos de laboratórios químicos:
3.1 Química Inorgânica
Realizam ensaios para determinação de nutrientes, metais, semi-metais, compostos inorgânicos não metálicos, agregados orgânicos e outros parâmetros físico-químicos em amostras deinteresse ambiental (água tratada, água bruta, água residuária, lodo, sedimento, solo, resíduo sólido, tecido biológico) como suporte a diversos interesses, destacando-se o licenciamento, a fiscalização, o monitoramento e a gestão ambiental.
3.2 Química Orgânica
Realizam ensaios para determinação de compostos orgânicos voláteis, semivoláteis (pesticidas, PCBs, dioxinas e furanos, etc) e parte de análisede agregados orgânicos em amostras de interesse ambiental (água tratada, bruta e residuária, sedimento, solo, resíduos sólidos, tecido biológico e ar) como suporte a diversos interesses da companhia como o monitoramento e avaliação do impacto desses poluentes no meio ambiente e subsidiar as ações de fiscalização e controle do órgão ambiental.
3.3 Microbiologia e Parasitologia
Realizam análises paradetecção de microrganismos indicadores de contaminação fecal e de qualidade higiênica, além de bactérias, vírus e parasitas patogênicos para o homem, empregando métodos microbiológicos tradicionais, imunológicos e de biologia molecular em amostras de águas, sedimento, ar, solo, resíduos sólidos, esgotos, etc. em suporte aos programas de monitoramento e diagnóstico da qualidade ambiental, bem comoatendimento às legislações ambientais vigentes, incluindo balneabilidade das praias. Sistematicamente, o laboratório atua realizando a vigilância ambiental da cólera e da poliomielite: para esse fim amostras de esgoto são rotineiramente analisadas quanto à presença dos agentes etiológicos, ou seja Vibrio cholerae e poliovírus.
3.4 Hidrobiologia
Realizam estudos de identificação das espécies e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio De Laborat Rio De Qu Mica 1
  • Relat Rio De Laborat Rio 3 1
  • Relat Rio De Laborat Rio De F Sica 1
  • Relat Rio Do Laborat Rio
  • Relat Rio Laborat Rio
  • Relat rio de Laborat rio
  • Relat rio de laborat rio
  • RELAT RIO LABORAT RIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!