Relat rio de Indice de Finura do Cimento

658 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS - UNI-ANHANGUERA

EXPERIMENTO DE INDICE DE FINURA DO CIMENTO POR MEIO DA PENEIRA 75µM (Nº 200) – NBR 11579:1991

Aluno: WELTON LOPES DA SILVA
Professora: PRISCILA BORGES DE FREITAS RODRIGUES
Data: 12 de novembro de 2014.
EXPERIMENTO DE INDICE DE FINURA DO CIMENTO POR MEIO DA PENEIRA 75µM (Nº 200) – NBR 11579:1991

1 – Resumo

.

Este relatório tem como objetivo apresentar os dados e as informações sobre o experimento de determinação de Índice de Finura do Cimento por meio da peneira 75µM.

2 – Introdução

São várias as propriedades do cimento, considerando a composição desse aglomerante hidráulico que é tão vastamente utilizado na construção civil, existe entre as diversas características desse material, a finura do cimento, que influencia a sua reação com água. Geralmente, quanto mais fino o cimento, mais rápido ele reagirá. Para uma dada composição, a taxa de reatividade e, portanto, de desenvolvimento da resistência, pode ser aumentada através de uma moagem mais fina do cimento; porém, o custo da moagem e o calor de liberado na hidratação estabelecem alguns limites para a finura. Por tudo isso, se faz necessário o conhecimento dessa propriedade do cimento, podendo assim ter um maior controle sobre o dimensionamento de argamassas, concretos.

3 – Objetivo

Determinar a finura do cimento, seguindo as orientações da norma técnica ABNTNBR 11579:1991, a qual prescreve o método de ensaio para a determinação da finura do cimento com emprego da peneira nº 200, pelos procedimentos manuais e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75µm (fração retida).

4 – Materiais e Equipamentos Utilizados

Peneira nº 200;
Balança com precisão de 0,01g;
Cronômetro;
Espátula;
Concha;
50 g de cimento CP-II F 32 - CIMPOR

5. Metodologia

O ensaio realizado seguiu os seguintes procedimentos e metodologia:

Pesar a amostra a ser

Relacionados