Relat Rio De FisquiQM131

1079 palavras 5 páginas
Procedimentos da prática nº 1

No tubo anterior à primeira mudança de3 cor, adicionou-se mais NaOH por meio de gotejamento, utilizando um conta-gotas limpo e seco. Interrompeu-se essa adição quando observou-se mudança significativa na coloração do indicador azul de bromotimol.
Estimou-se o volume da gota produzida pelo conta-gotas utilizado de acordo com a descrição a seguir:
•Colocou-se um pouco de água em um béquer e, com o auxílio do conta-gotas, transferiu-se 1,0 mL desta para uma proveta de 10 mL. Contaram-se 35 gotas durante a transferência e, por fim, calculou-se o volume de cada gota.
Assim, determinou-se também o volume de NaOH gotejado e o volume total de base gasto na neutralização dos 3,0 mL da solução ácida preparada. Após o término dos procedimentos descritos anteriormente, calculou-se enfim a concentração em quantidade de matéria da solução de H2SO4 preparada e o erro percentual experimental correspondente a possível discrepância entre os valores teórico (0,10 mol/L) e experimental dessa concentração.

Procedimentos da prática nº 2
Pesou-se 8,5 g de acetato de sódio tri-hidratado (NaOAc•3H2O) em um béquer de 50 mL limpo e seco e, em seguida, adicionou-se 5,0 mL de água. Com o auxílio de uma manta de aquecimento, deu-se início ao aquecimento da solução a fim de que todo o soluto fosse solubilizado, pois, de acordo com o grau de solubilidade dessa solução, isso não seria possível à temperatura ambiente.
Para controle da temperatura durante o aquecimento, utilizou-se um termômetro para homogeneizar a solução. Após solubilizar-se todo o soluto, cessou-se o aquecimento e dividiu-se a solução saturada em 2 tubos de ensaio; os quais foram colocados na estante para tubos onde aguardou-se o esfriamento natural da solução.

Resultados da prática nº 1
A partir da solução de H2SO4 P.A preparou-se uma solução de 0,10 mol/L, seguindo-se as especificações obtidas através do cálculo da diluição necessária para obter-se tal solução ácida.
(Cálculo da diluição):

Relacionados