relat rio de est gio fundamental

Páginas: 9 (2225 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Universidade de São Paulo
Faculdade de Educação
Departamento de Metodologia do Ensino e Ed. Comparada
Disciplina: EDM0406 – Metodologia do Ensino de Português II
Prof. Dr. Sandoval Nonato Gomes-Santos






BATISTA, Aline de Souza
(FFLCH-USP)







Histórias em quadrinhos e produção escrita na 5ª série do ensino fundamental






















SÃO PAULO, 2009
Introdução

A proposta dopresente trabalho é averiguar como a história em quadrinhos pode auxiliar e proporcionar o aprendizado de aspectos da linguagem previstos no currículo de língua portuguesa da 5ª série do ensino fundamental previstos nos PCN´s. A característica fundamental do ensino de portuguesa de acordo com estes parâmetros é a “constituição de práticas que possibilitem ao aluno aprender linguagem a partir dadiversidade de textos que circulam socialmente”.
Pretende-se ainda demonstrar a eficácia de se trabalhar com diversos gêneros em sala de aula, como estudado ao longo das disciplinas de metodologia do ensino de língua portuguesa I e II, por meio de diversos pontos conceituais propostos por Bakhtin que privilegiam a pluralidade do texto e sua importância dentro de um contexto sócio-cultural.
Embora só sejapossível reconhecer esta eficácia quando entendemos o enunciado como uma unidade discursiva social e que todo enunciado é produzido para alguém com determinadas funções e finalidades. (BAKTHIN,1997) Somente desta maneira entenderemos que a diversidade de gêneros em sala de aula é benéfica e auxilia o aluno a desenvolver suas competências lingüísticas além de um conteúdo escolar e gramatical.
Épreciso que a escola seja um ambiente onde as práticas de linguagem sejam autênticas e vinculadas ao nosso dia a dia, desta forma o letramento irá acontecer positivamente.
Para que se possa atingir os objetivos acima elencados, o gênero escolhido é histórias em quadrinhos, uma vez que é um texto que agrada aos alunos, tornando a aula mais prazerosa e principalmente porque esse gênero associa aescrita, o desenho e a oralidade, ou seja, é multissemiótico (ROJO, 2007). Algumas características deste gênero relacionam-se ainda com o currículo proposto ao ensino de língua portuguesa, por exemplo, o discurso direto, o diálogo e seus sinais de pontuação.

1. Sobre o contexto escolar

1.1. A escola

A escola estadual Dolores Garcia Paschoalim situa-se na cidade de Jandira a 32 km da capital. É umaunidade escolar grande que abarca todo ensino fundamental desde o quinto ano até o oitavo e também o ensino médio. Como muitas outras escolas da grande São Paulo, ela é toda cercada com muros e janelas e portões com grades.
A escola possui sala de leitura, laboratório desativado, quadra, sala de informática e aproximadamente vinte e cinco salas de aula. O período da tarde é todo reservado para 4ª, 5ªe 6ª séries do ensino fundamental.

1.1.1. A sala de aula

A sala de aula onde o projeto foi implementado (5ª D) possui quarenta alunos. Destes, seis não são completamente alfabetizados e apresentam dificuldades na leitura e escrita.
As carteiras estão dispostas de forma que os alunos sentem individualmente, a sala tem dois murais ao em uma de suas laterais, e na outra uma grande janela. Enfim,está sala segue um padrão de construções do governo de Estado de São Paulo.

1.1.2. A professora

A professora conduz as aulas com dinamismo e simpatia. Isso faz com realmente acha uma interação entre a professora e os alunos que participam ativamente das aulas. É claro que a participação dos alunos nem sempre diz respeito aos conteúdos que são propostos pela professora. É comum que surjamcomentários variados durante as aulas, os quais a professora tenta sempre direcionar a matéria.
Além disso, a professora S. é formada há dez anos, trabalha nessa escola a três anos e é a professora representante desta sala.

1.1.3. Os alunos

Apesar de um ou outro aluno fazer piada, chamar a atenção das professoras e dos colegas, a aula sempre prossegue normalmente. Uma característica interessante da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAT RIO DE EST GIO FUNDAMENTAL 1
  • RELAT RIO DE EST GIO
  • Relat Rio De Est Gio
  • RELAT RIO DE EST GIO
  • Relat rio do Est gio
  • Relat Rio De Est Gio
  • RELAT RIO EST GIO
  • RELAT RIO DE EST GIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!