Relat Rio De ECM 1

1302 palavras 6 páginas
Dispersão e Conformação de Materiais Cerâmicos por Colagem de Barbotina

Ana Laura Vendramel - 8004902
Fernanda Monteiro- 8004930
Juliana Furlan - 8005048
Marina Brasileiro - 8005100
Thais Croco - 8005027

Introdução:

Os materiais cerâmicos geralmente são fabricados a partir da composição de duas ou mais matérias primas, além de aditivos e água. Dessa forma, uma das etapas fundamentais dos processos de fabricação dos materiais cerâmicos é a dosagem das matérias primas e dos aditivos, que deve seguir com rigor as formulações de massas, previamente estabelecidas. Os diferentes tipos de massas são preparados de acordo com a técnica de conformação a ser empregada.
De modo geral, as massas podem ser classificadas como suspensão, secas ou semi-secas e plásticas. Para o experimento em questão, usa-se a primeira, também chamada de barbotina, usada para obtenção de peças em moldes de gesso ou resinas porosas.
Existem diversos processos de conformação de cerâmicas, e a seleção de um deles depende de fatores econômicos, da geometria e das características do produto. Uma das técnicas usuais é a fundição em suspensão, no qual utiliza-se uma suspensão de argila e/ou outros materiais não plastificáveis em água. Quando derramada em um molde poroso, a água da suspensão é absorvida pelo molde, deixando uma camada sólida sobre a parede do mesmo, cuja espessura dependerá do tempo. Esse processo pode prosseguir até que toda a cavidade do molde fica sólida. O produto assim formado apresentará uma configuração externa que reproduz a forma interna do molde.
Um dos problemas mais desafiadores do estudo de sistemas coloidais é obter a estabilidade e propriedades reológicas desejadas em uma suspensão. No processamento cerâmico coloidal, por exemplo, muito da qualidade do componente final dependerá das propriedades da suspensão inicial do pó. A desaglomeração eficiente e dispersão do pó de cerâmica em um solvente são cruciais para a minimização de defeitos em uma peça final. O

Relacionados

  • Plano de negócios Estacionamento
    15988 palavras | 64 páginas
  • fratura
    30648 palavras | 123 páginas
  • AnaMariaSperSimao
    54186 palavras | 217 páginas
  • ATPS Circuitos El Tricos
    307707 palavras | 1231 páginas