Relat Rio De CTM ADSOR O

650 palavras 3 páginas
FACULDADE ASSIS GURGACZ

CURSO ENGENHARIA CIVIL http://www.fag.edu.br DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS - CTM
PROFESSOR: JANES CACIANO FROZZA
NOMES: EDUARDO POPIOLEK GABRIEL WITCHEMICHEN JOÃO MANUEL MACHADO LETÍCIA LUZ LÔBO MATHEUS ZARO

O FENOMENO DA ADSORÇÃO – TINTAS

Cascavel
2014
1-TÍTULO:
Experimento 04: realizado em 21/10/2014
ADSORÇÃO - TINTAS
2-OBJETIVO:
Colocar carvão no interior de geladeiras para retirar odores desagradáveis compreende um saber popular associado ao fenômeno da adsorção. No presente experimento, propomos uma atividade experimental, associadas a esse contexto, que podem ser desenvolvidas para se estudar ligações intermoleculares.
3-RESUMO:
A prática consiste em promover a discussão e o entendimento sobre o conceito de adsorção de substâncias, através de experimentos simples, e estimular o conhecimento desenvolvido em sala de aula. Nesta prática aprendemos como ocorre o fenômeno da adsorção utilizando carvão vegetal e ativado como agente filtrante da solução que seria um refresco artificial industrializado, a fim de testar qual dos dois tipos de carvão melhor filtrarão a solução.
4-INTRODUÇÃO:
Desenvolver experimentos acessíveis e capazes de serem aplicados em sala de aula, como incentivo à motivação e discussão pelos alunos para o entendimento de um determinado conteúdo, é um dos desafios da maioria dos professores. Certos assuntos repercutem não só o ensino em sala, mas também no dia a dia de um aluno sendo possível abordá-los através de experimentos simples, utilizando como exemplo a capacidade de adsorção de algumas substâncias. Vários fenômenos ocorrem apenas na superfície da matéria e não em toda a sua porção, gerando confusão na denominação entre os termos: adsorção e absorção. A adsorção é um fenômeno o qual retêm toda a concentração de uma substancia líquida, gasosa e dissolvida em sua superfície. No caso da absorção, uma

Relacionados

  • Rastreamento de Mutações Patogênicas nos Genes BRCA1 e BRCA2 em Pacientes Brasileiras em Risco para a Síndrome de Câncer de Mama e Ovário Hereditários.
    20709 palavras | 83 páginas
  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas
  • GESTÃO PÚBLICA
    70897 palavras | 284 páginas
  • DJ239 2013 ASSINADO
    560858 palavras | 2244 páginas