RELAT RIO DE CAMPO JOINVILLE E BLUMENAU 5

3261 palavras 14 páginas
RELATÓRIO DE CAMPO PARA JOINVILLE E BLUMANAU – SC
Greisi Aline de Azeredo *
Taisa Camila Dassi ** OBJETIVOS
O trabalho de campo teve como objetivo estudar e analisar o desenvolvimento, e como se dispõe a atividade econômica e a sua interação com o território na região metropolitana do norte/nordeste de Santa Catarina. A partir disso visitamos a fábrica da Cisa, que se situa no Perini Business Park, com o intuito de analisar seu modo de produção e organização, com a intenção de conhecer juntamente a dinâmica do Condomínio Perini. Observando as vantagens que as fábricas recebem em se instalar no Park. Ainda em Joinville, no centro da cidade, buscamos compreender aspectos da tensão entre o circuito superior e inferior da economia pelo uso do território. Para finalizar nos dirigimos a cidade de Blumenau, com o objetivo de estudar a importância que a produção têxtil teve para o desenvolvimento do município, para isso visitamos o museu da Hering. Da mesma forma, analisamos o processo de imigração e a proposta de implantação de desenvolver a cidade a partir do turismo.

INTRODUÇÃO
Baseados nas observações feitas em campo no Perini Business Park, centro de Joinville, Museu da Hering e centro de Blumenau, buscamos fazer uma correlação com as teorias discutidas em sala de aula, como a de David Harvey “Acumulação Flexível” e “Circuito superior e inferior da economia” de Milton Santos. O relatório se divide em quatro partes: a primeira é a explanação da teoria de David Harvey correlacionado com o Condomínio Perini, a segunda se dá com a análise do centro de Joinville baseando-se na teoria de Santos, e a terceira parte é a descrição de como se deu e como se realiza hoje o modo de organização e produção da Companhia Hering e por último é feita uma análise do centro de Blumenau, enfatizando a questão da falsa germaniedade.

I
O regime fordista de acumulação iniciou-se nos Estados Unidos e se dissipou pelo mundo no pós-guerra. Baseado em formas de produção

Relacionados

  • Radio
    8631 palavras | 35 páginas
  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas
  • Dicionrio Da Educao Do Campo
    350055 palavras | 1401 páginas