RELAT RIO DE BQI 3 2

1306 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

Relatório de Caracterização de Lipídios

Relatório apresentado à Universidade Federal de Viçosa, como parte das exigências da disciplina BQI 101 – Laboratório de Bioquímica I.

Alunos: Arthur Koichi Hashiguchi Matrícula: 54016 Juliana Cerqueira de Paiva Matrícula: 54042
Turma: 05

VIÇOSA
MINAS GERAIS – BRASIL
Abril – 07

Introdução

Os lipídeos são compostos de origem biológica que se dissolvem em solventes apolares, tais como clorofórmio e éter dietílico. Diferentemente de carboidratos e proteínas, que são definidas em termos das suas estruturas, os lipídios são definidas pela operação física que utilizamos para isolá-los.
Devido à sua heterogeneidade química, os lipídeos podem ser incluídos nas quatro categorias: triglicerídeos, fosfolipídios, esfingolipídios e esteróides; cuja ênfase neste relatório se tratará apenas dos triglicerídeos.

Triglicerídeos
Estas moléculas que constituem importante função como reserva energética, estão presentes tanto em células animais, quanto em vegetais. Nas plantas aparecem predominantemente em frutos e sementes ( podendo atingir os 50% do seu peso seco), embora a sua presença possa ser igualmente detectada em folhas, caules e raízes (até 5% do seu peso seco). São compostas por dois tipos distintos de subunidades:

a) Um álcool de três carbonos - o glicerol - no qual cada um dos átomos de carbono contém um grupo hidroxila. Os três carbonos formam a estrutura básica do lipídeo, à qual estão associados três ácidos graxos.
b) Ácidos graxos, constituídos por longas cadeias de hidrocarbonetos com um grupo carboxila terminal. Por cada subunidade de glicerol existem associados três ácidos graxos. Daí a sua designação de triglicerídeo ou triacilglicerol.
O comprimento dos ácidos graxos é variável, sendo a sua dimensão função do número de átomos de carbono que

Relacionados