RELAT RIO DE BIOQUIMICA TAMP O

Páginas: 5 (1038 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2015

INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE




Preparo de Solução Tampão




Amanda Thais Silva







2015
Preparo de Solução Tampão








Disciplina: Bioquímica
Professor (a): Renata Chastinet Braga









Limoeiro do Norte – CE
08/07/2015

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO (S)
3. MATERIAIS E MÉTODOS
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1. INTRODUÇÃO
Uma solução-tampão consiste em uma mistura de ácido fraco e sua base conjugada. Ao haver pequenas adições de ácido ou base fortes as soluções-tampão tendem a resistir a mudanças no pH. Por esse motivo ela tem a capacidade de manter o pH ao valor relativamente constante por conta da presença de quantidades consideráveis de ácido e sua base conjugada. Já essa condição éalcançada quando atingissem valores de pH iguais ou próximos ao do pKa do ácido. Então, caso se adicione OH-, uma quantidade considerável da forma ácida no tampão estará presente na solução para reagir com a base adicionada. Se H+ for adicionado, também haverá uma quantia considerável da base conjugada do tampão para reagir com o ácido adicionado. (Camphell; Farrel, 2011).
A condição em que umasolução-tampão contém quantias consideráveis de um ácido fraco e sua base conjugada se aplica tanto à proporção entre as duas formas quanto à quantia absoluta de cada uma presente em uma determinada solução. Quando a solução-tampão tem uma proporção adequada entre ácido e base, mas concentração muito baixa de ambos, será necessário pouquíssimo ácido adicional para utilizar toda a forma básica, e vice-versa. Éconsiderada como sendo uma solução-tampão de baixa capacidade de tamponamento quando se tem baixa concentração tanto da forma ácida quanto da básica. Um tampão contendo ácido fraco e sua respectiva base conjugada em altas concentrações tem maior capacidade tamponante. (Camphell; Farrel, 2011).
Para o estudo dos tampões se utiliza a equação de Henderson-Hasselbalch na qual permite que diversoscálculos relativos às proporções entre a base conjugada para o ácido conjugado sejam feitos. No entanto, na prática, fazer um tampão é muito mais fácil. Para ter um tampão, são necessárias apenas duas formas de tampão presentes na solução em quantidades razoáveis. Essa situação pode ser obtida pela adição de quantias predeterminadas da base conjugada (A-) ao ácido conjugado (HA), ou podemos iniciarcom um e criar o outro. (Camphell; Farrel, 2011)
Podem-se relacionar em uma solução aquosa as concentrações relativas de um ácido fraco e sua base conjugada com a curva de titulação do ácido. Nessa região da curva de titulação em que o pH varia lentamente com a adição de ácido ou de base, a relação entre concentrações ácido/ base varia em uma faixa pequena (10:1 em um extremo até 1:10 no outro).Como a características da solução-tampão é resistir a variações de pH mesmo com a adição de quantidades moderadas de ácido ou base, daí o controle do pH dos tampões se baseia no fato de suas composições refletirem a razão entre as concentrações ácido/base na região da curva de titulação em que existe pouca mudança de pH. (Camphell, 2000).
Já o pH, os cientistas criaram para determinar a concentraçãode ácido em uma solução, para que fosse possível distinguir soluções com acidez variável. O pH de uma solução pode ser determinado pela equação: pH= - log [H+], onde [H+] é a concentração dos íons H+ em mol/l. O valor do pH, por si só, não tem unidade. Soluções com pH abaixo de 7 são ácidas; acima de 7, são básicas e se tiver o pH exatamente igual a 7, é neutra. (Guch, 2013).

2. OBJETIVOSVerificar como o pH atua sobre a solução-tampão e a eficiência da solução tampão.


3. MATERIAIS UTILIZADOS
Becker
50 ml de água destilada
50 ml de solução tampão
Papel indicador
5 gotas de HCl (0,1 M)
5 gotas de NaOH (0,1 M)

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Em dois tubos de ensaio colocou-se 5 ml de água destilada.
2. Em seguida em mais dois tubos de ensaio foi colocado 5 ml da solução tampão.
3....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio Bioquimica Pronto
  • Relat Rio Bioquimica
  • 4 Relat Rio Bioquimica
  • Relat Rio Bioquimica
  • RELAT RIO 2 DE BIOQUIMICA
  • relat rio de bioquimica 2
  • Relat Rio De Bioquimica 1
  • PRIMEIRO RELAT RIO DE BIOQUIMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!