RELAT RIO DE BIOQ LAIANA

468 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Os carboidratos (glicídeos ou sacarídeos) são as principais fontes alimentares para produção de energia além de exercerem inúmeras funções estruturais e metabólicas nos organismos vivos. São substâncias que contêm carbono, hidrogênio e oxigênio de acordo com a fórmula geral [CH2O]n onde n ≥ 3 e ocorrem como compostos simples e complexos. São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou ainda, substâncias que por hidrólise formam aqueles compostos. São classificados como: monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos de acordo com o número de unidades de açúcares simples que contém. Os carboidratos ligados covalentemente a proteínas e lipídeos são denominados glicoconjugados e estão distribuídos em todos os seres vivos, mais notadamente entre os eucariontes. Alguns carboidratos (ribose e desoxirribose) fazem parte da estrutura dos nucleotídeos e dos ácidos nucléicos. Os carboidratos também participam de vários processos biológicos como a transdução de sinal, interações célula−célula e endocitose que envolvem tanto os glicoconjugados como as glicoproteínas, os glicolipídeos ou as moléculas de carboidratos livres.
Carboidratos quando hidrolisados produzem somente duas moléculas de monossacarídeos são chamados dissacarídeos; aqueles que produzem três são chamados trissacarídeos e assim por diante. Carboidratos que quando submetidos à hidrólise produzem 2 a 10 moléculas de monossacarídeos são normalmente chamadas de polissacarídeos. Carboidratos que produzem um grande número de monossacarídeos (>10) são denominados polissacarídeos.

OBJETIVOS 1. TESTE DE MOLISH: Identificar a presença de monossacarídeos nas amostras analisadas.
2. TESTE DE BENEDICT: Identificar a presença de açucares redutores através da reação de Benedict em soluções de carboidratos.
3. TESTE DE LUGOL: Identificar a presença de amido pela formação de complexos com iodo presente no lugol.

MATERIAIS
VIDRARIAS:
PIPETA DE VIDRO
BECKER

Relacionados