RELAT RIO DE AVALIA O DE EXECU O DO Projeto EDUC A O Roselaine

Páginas: 8 (1922 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE EXECUÇÃO DO projeto eDUC AÇÃO: Diga Não as Drogas.
PROJETO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
O presente relatório apresenta uma análise final à cerca dos conhecimentos assimilados no campo de estágio, através de três etapas compreendidas entre o reconhecimento institucional e observação da prática profissional do assistente social, a percepção da questão socialvivenciada no campo de estágio e a projeção de uma perspectiva de intervenção do serviço social com a elaboração de plano de ação para intervir, e por fim, com a aplicação deste plano com vistas a realização das ações interventivas e o experimento da atuação profissional.
A importância dos estágios, mais especificamente, o Estágio III, execução do projeto de intervenção do serviço social, na formaçãoprofisssional do assistente social se palta no compromisso à luz da ética na execução das atividades profissionais com vista a promoção de ações sociais transformadoras. Onde durante o processo de execução da ação, foi viabilizado o contato com uma diversidade de pessoas envolvidas, pessoas com diferentes formações, com diferentes níveis de instrução, com diferentes culturas e crenças, com diferentestipos de personalidades, ou seja, pessoas otimistas e pessimistas, aquelas que colaboram de uma forma ou de outra.
O Projeto de Intervenção foi desenvolvido em campo de estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Pereira, localizada na rua Flor de ris, s/n, Mangabeira VIII - Cidade Verde, Região Sul, em prédio próprio, tem como entidade mantenedora a Secretaria de Educação e Cultura(Sedec) João Pessoa.
A referida escola possui um Projeto Político-Pedagógico(PPP) que observa os dispositivos legais que regem a educação nacional, a Lei 9.394/1996 (LDB) em seus artigos 12, 13 e 14, e segue os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as diretrizes da Proposta Curricular da SEDEC/João Pessoa.
O PPP indica as ações a serem realizadas em todo o momento e por todos os envolvidos noprocesso educativo da escola, buscando alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade constitutiva, a partir da realização de um trabalho participativo dos membros da comunidade escolar, para que a escola seja um espaço público, lugar de debate, do diálogo e da reflexo coletiva. Vê-se que tais projetos consideram este aspecto da decisão coletiva e assim conseguem avançar, de formaorganizada e têm os seus resultados satisfatórios.
Dentre os princípios fundamentais da escola, pode-se afirmar que o principal trata-se de garantir o direito à educação, possibilitando o acesso e a permanência com garantia de sucesso na aprendizagem, de forma a reconhecer os valores e os problemas enfrentados na sociedade brasileira atual e em particular a realidade dos alunos, para que haja acontribuição permanente no seu enfrentamento com um trabalho preventivo.
O cotidiano do profissional do Serviço Social na Escola Afonso Pereira da Silva, se dá principalmente na aplicação de programas e projetos, por entender que sendo a educação o instrumento de transformação social, e diante das dificuldades detectadas no âmbito escolar, é fundamental realizar um trabalho pedagógico, através de Projetosque venham enriquecer e ampliar o conhecimento do educando,resgatando o seu interesse, gosto e dedicação a escola, portanto, se faz necessário viabilizar algumas ações imprescindíveis para o avanço do processo ensino-aprendizagem que envolve o aluno, tendo em vista a concretização de um trabalho educativo.
Dentre os principais problemas enfrentados pelo serviço social na escola, percebidos nosatendimentos individuais e a família verifica-se que a grande maioria dos estudantes apresentam situações vulneráveis que estão intrinsecamente relacionados às expressões da questão social. Problemáticas relacionadas ao uso de drogas e à violência, em suas mais variadas faces, estão no topo dos conflitos que se expressam cotidianamente. As famílias atendidas pela escola estão, em sua maioria em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat rio de Avalia o de Po os
  • Relat rio de Avalia o
  • RELAT RIO AVALIA O
  • Relat rio de avalia o postural na gravidez
  • RELAT RIO DE AVALIA O T CNICA
  • RELAT RIO DE AVALIA O DE QUALIDADE DE GUA
  • RELAT RIO DO PROJETO
  • RELAT RIO DE PROJETO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!