Relat Rio De Anin Cromatografia Gasosa An Lise Qualitativa 1

2156 palavras 9 páginas
Relatório – Cromatografia gasosa – Análise qualitativa

Discentes: Beatriz Chaves, Júlia Machado, Kallyana Miranda, Sherlen Pereira e Thaís Catão
Turma: FM381
Data da prática: 16/01/2015
Disciplina: Análise instrumental II
Docentes: Ademário e

Introdução
A cromatografia é um dos mais importantes métodos de separação de componentes em misturas. Através dela é possível separar, isolar, identificar e quantificar as substâncias mesmo que essas estejam em uma mistura muito complexa. Esses processos são realizados por meio de uma fase estacionária (líquida ou sólida) e uma fase móvel (líquida ou gasosa). Como as substâncias interagem de formas diferentes com a fase estacionária, irão apresentar diferentes tempos de retenção. A separação poderá ser afetada por fatores como a estrutura química dos compostos, tipo de fase estacionária e temperatura da coluna.
Na cromatografia gasosa (CG) a fase móvel é um gás quimicamente inerte, já a fase estacionária pode ser líquida (CGL) ou sólida (CGS). Na CGL os componentes da amostra são particionados entre o gás da fase móvel e uma camada delgada de um líquido que não seja volátil, recobrindo um suporte sólido e inerte. Na CGS, a fase estacionária é constituída de um sólido com grande área superficial. Utiliza-se a CG para separar misturas que contenham substâncias voláteis ou semi-voláteis, substâncias de ponto de ebulição até aproximadamente 300°C e termoestáveis, pois para que determinado componente seja carregado por um fluxo de gás (fase móvel ou gás de arraste), é necessário que ele se dissolva, mesmo que parcialmente, no gás.
Os gases de arraste mais utilizados são de hélio (He), hidrogênio (H2), nitrogênio (N2). O gás de arraste passa por um regulador de pressão e irá penetrar no injetor da amostra, arrastando-a para a coluna. Com a passagem pela coluna, os componentes da amostra irão se separar até chegarem ao detector, que enviará o sinal para o registrador. No final o gás irá passar pelo medidor de vazão e será

Relacionados