Relat Rio De Alula Para Av2

677 palavras 3 páginas
Relatório de Aula
Princípios da Ciência e Tecnologia dos Materiais

Aluna: Lívia Vieira de Almeida Peçanha
Matrícula: 201307216447
Engenharia Civil - 4º Período
Professor: Marcelo Neves

Campos dos Goytacazes, Maio de 2015

Relatório da Aula do dia 18/05/2015

Vídeo Aula 1 - Fabricação do Aço
Vimos como o aço é fabricado a partir da oxidação do ferro gusa. A oxidação é fundamental para transformar o ferro gusa em aço. Aprendemos também que a oxidação é a combinação do metal e suas impurezas com o oxigênio
A fabricação do aço é feita em fornos conversores. E existem três principais: Conversor Bessemer, Conversor Thomas, Conversor LD
A Produção pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação.
1. Preparação da carga ou sinterização: grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sínter.
2. Redução: essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. O ar pré-aquecido a uma temperatura de 1000°C é soprado pela parte de baixo do alto forno. O coque, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro, transformando-o em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono elevado.
3. Refino: aciarias a oxigênio ou elétricas são utilizadas para transformar o gusa líquido ou sólido e sucata de ferro e aço em aço líquido. Nesta etapa, parte do carbono contido no gusa é removida juntamente com impurezas. A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo ou convencional (em desuso) para produzir semiacabados, lingotes e blocos.
4. Laminação: os semiacabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderúrgicos cuja nomenclatura depende de sua forma e composição química.

Vídeo Aula 2 – Ensaio de

Relacionados