Relat Rio Da Visita De Estudo Ao Arquivo Geral Do Ex Rcito De Chelas

253 palavras 2 páginas
Relatório da visita de estudo ao Arquivo Geral do Exército de Chelas

No passado sábado, dia 15 de Novembro de 2014, pelas 10h, a turma diurna do curso de Turismo da Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias visitou o Arquivo Geral do Exército, situado no Largo de Chelas, no âmbito da Unidade Curricular Liderança e Comportamento Organizacional, com o Professor Manuel Serafim Fontes Santos Pinto.
De seguida, fomos encaminhados para uma sala onde nos foi feita uma apresentação sobre o desenvolvimento da organização de estruturas ou empresas e o papel dos seus trabalhadores.
Da Escola Clássica surgiu a gestão mecanicista nas empresas. Neste tipo de gestão, derivado do nome (mecanicista), as empresas era vistas como máquinas e os seus trabalhadores como meras peças das mesmas. Caracterizava-se pela sua racionalização do trabalho e os seus trabalhadores especializados.
O sistema destas empresas era fechado e de sistema formal, de forma a garantir a sua eficiência.
Esta gestão mecanicista teve como responsáveis Fayol e Taylor. Fayol desenvolveu as estruturas nas empresas, a partir da Revolução Industrial que teve como resultado a melhoria das condições de vida devido à redução de preços. Taylor implementou essas estruturas desenvolvidas por Fayol e uma organização científica do trabalho.
Após a análise desta organização empresarial foram feitas variadas críticas como: a visão mecanicista do Homem, o Homem ser considerado como um ser passivo e a especialização exagerada. Como dito, anteriormente, o Homem é apenas visto para produzir e executar uma determinada tarefa, trabalhar sem qualquer motivação para além da monetária.

Relacionados