Relat Rio Cultivo De Morango Em Substrato Henrique

2113 palavras 9 páginas
Cultivo de morango em Substrato
Eng. Agr. Henrique Thomas Queiroz
Emater/RS-Ascar
1. Estufa
No cultivo em substrato, o morango é cultivado em bancadas a 0,8cm do solo
(Figura 1), neste sistema é reduzido a incidência de doenças facilitando o manejo e a colheita. Figura 1. Detalhe da construção das bancadas em uma estufa construída para o cultivo de morango em substrato.
A escolha do local é fundamental para o sucesso do investimento. O terreno onde será construída a estufa deve apresentar uma declividade mínima de 1%, assim, evitando o acumulo de água na área das bancadas e reduzindo a umidade dentro da estufa.
A estufa deve ser construída no sentido norte/Sul (figura 2), para melhorar a exposição solar. Com esta orientação, a lateral da estufa vai estar voltada para o
Leste e oeste, tendo uma maior área foliar exposta ao sol. Aumentando a fotossíntese e reduzindo o período de molhamento foliar causado pelo acúmulo do orvalho durante a noite.

Figura 2. Orientação solar ideal para a estufa de morango. Orientação Norte
Sul.

Para facilitar a ventilação da estufa ela deve ter um pé direito de 3m (no mínimo 2,5m), e as extremidades devem ser abertas (figura 3A). O arco deve ter
6,3cm de largura, para facilitar a instalação. Uma estufa padrão tem 5m de largura e 45m de comprimento. O comprimento pode variar de acordo com a área disponível para o cultivo, o plástico da cobertura deve ter no mínimo 150 Micra e para evitar o molhamento foliar da última fileira de morango é recomendado a construção de uma aba com 50cm de comprimento (figura 3B).

A

B

Figura 3. Estrutura, detalhe do pé direito com 2,5m de altura (A). Detalhe da aba para evitar o molhamento da fileira lateral (B).
2. Sacolas e Substrato
O substrato é a base para o desenvolvimento do morangueiro, as sacolas podem ser compradas prontas (contato em anexo) por R$ 6,00/metro linear, ou podem ser feitas na propriedade. O Custo da sacola feita em casa, é praticamente a metade do que as sacolas compradas.
No

Relacionados

  • Materiais didáticos
    271672 palavras | 1087 páginas
  • Gramatica
    271672 palavras | 1087 páginas