RELAT RIO COLORIMETRIA

395 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
SETOR DE QUÍMICA ANALÍTICA
ANÁLISE INSTRUMENTAL PRÁTICA

COLORIMETRIA

Prof. Dr. Renato Zanella
Acadêmicos: Dalila Andrades Carvalho e Cassiano Ruppenthal Weber

Santa Maria, 24 de março de 2015.
Introdução
A colorimetria visa determinar a concentração de uma substância pela medida da absorção relativa de luz, tomando com referência a absorção da substância numa concentração conhecida. As determinações são feitas num instrumento simples, chamado colorímetro, ou comprador de cores. Um colorímetro pode ser usado com duas finalidades: 1) Investigar a Lei de Beer; 2) Determinar a concentração desconhecida, mediante a comparação com uma solução de concentração conhecida.

Objetivo
O objetivo do experimento foi a confecção de uma curva analítica para análise de KMnO4.

Parte experimental
1. Materiais e Reagentes Utilizados:
- -
- -
- -
- -
- -

ii. Procedimento Experimental: Primeiramente, escolheu-se o filtro preparando-se uma solução de KMnO4 0, 0002 M e fazendo a leitura de transmitância e absorvância em cada filtro. Com base no valor de transmitância obtido para a solução 0,0002 M de KMnO4 usando o filtro escolhido, calculou-se as concentrações limite correspondentes à região de menor erro (entre 15% e 65% de transmitância). Foram preparadas oito soluções com concentrações dentro dessa faixa, a partir de uma solução estoque de KMnO4 0,0006 M e mediu-se a transmitância e a absorvância das mesmas no filtro escolhido.

Resultado e Discussões
A partir de diferentes filtros foram obtidos diferentes resultados para Absorção e Transmitância. Os valores medidos para a solução KMnO4 0,0002 M para cada filtro são

Relacionados