RELAT RIO CLARIFICA COAGULAÇÃO, FLOCULAÇÃO E SEDIMENTAÇÃO

668 palavras 3 páginas
DISCIPLINA: TÓPICOS EM QUÍMICA INDUSTRIAL I

CLARIFICAÇÃO (COAGULAÇÃO, FLOCULAÇÃO E SEDIMENTAÇÃO)

Presidente Prudente, 15 de Outubro de 2014.

1. INTRODUÇÃO

A água é o único composto químico que ocorre naturalmente nos três estados físicos. Corresponde a uma substancia responsável por vários processos. A água é muito utilizada na indústria e pode ter varias aplicações, sendo elas: matéria prima em indústrias de bebidas e cosméticos; fluido auxiliar na preparação de soluções e reagentes químicos; operações de lavagem; geração de energia; fluido de aquecimento e resfriamento; entre outros.
A presença de materiais de diferentes características na água exige que antes do uso industrial seja feito um tratamento que visa o atendimento das especificações adequadas a cada tipo de uso. As principais propriedades que determinam a qualidade da água são: turbidez, cor, odor, salinidade, alcalinidade, dureza, gases dissolvidos, oxidabilidade.
A clarificação é uma das técnicas de purificação da água, que consiste em promover a redução na sua turbidez, cor e carga orgânica, através da eliminação de sólidos suspensos por meio de processos físico-químicos.
Para que o processo de clarificação ocorra, quatro etapas são envolvidas:
Coagulação: operação na qual é realizada a desestabilização dos colóides (partículas sólidas minúsculas) presentes na água, permitindo assim que eles posteriormente se aglutinem, formando flocos, passíveis de serem separados na sedimentação ou na filtração.
Floculação: formação de flocos, mediante a introdução de energia na massa líquida, capaz de favorecer o contato entre os colóides desestabilizados e permitir a sua aglutinação.
Sedimentação: separação dos sólidos da água, pela ação da gravidade.

2. OBJETIVOS

Remover os colóides e materiais particulados de uma amostra de água, através da clarificação.

3. MATERIAIS E METÓDOS

3.1. Materiais utilizados
1) Béquer de 500 mL
2) Phmetro
3)

Relacionados