Relat Rio Bioquimica Pronto

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
FACULDADE FASIPE
DEPARTAMENTO DE BIOMEDICINA








RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
DOSAGEM DE GLICOSE
BIOQUÍMICA-CLÍNICA







ACADÊMICOS: MADSON MIRA JUNIOR
KELLYTI NAYARA JUNG
PROF. (A). ME. RAQUEL KUMMER





SINOP,23 DE MARÇO 2015
1. INTRODUÇÃO

A espectrofotometria pode ser definida em toda técnica analítica que faz o uso da luz como o meio para se poder medir as concentrações das soluçõesem análise, através da interação da luz com a matéria. A luz de maneira mais comum é descrita como sendo uma radiação eletromagnética.
O espectrofotômetro é um equipamento de laboratório que consegue medir a quantidade de luz visível absorvida, e também permite fazer a comparação da radiação absorvida ou transmitida por uma solução, que contenha uma quantidade não conhecida de soluto e umaquantidade conhecida da mesma substância.
A glicose é um carboidrato que possui maior importância na biologia. As células o usam como fonte de energia, é um dos principais produtos que dão inicio a respiração celular. As moléculas de glicose são transportadas para dentro das células por um hormônio secretado pelo pâncreas, a Insulina. Quando a produção de insulina é insuficiente, a glicosepor sua vez se acumula no sangue, causando deficiência nutricional das células. Este distúrbio no metabolismo é chamado de diabetes, e é classificada de acordo com a causa inicial da insuficiência de insulina. Em uma pessoa que não tenha diabetes, o corpo mantém o nível de glicose do plasma entre as refeições com uma variação de 70 a 99 mg/dl.Depois de comer, o nível da glicose sobe, podendovariar dependendo do tamanho e do conteúdo da refeição, mas não ultrapassando a 139 mg/dl e voltam rapidamente para os níveis normais de glicose durante o jejum ou período de refeições. Em uma pessoa acometida pelo diabetes, o nível de glicose aumenta muito além dos níveis considerados normais depois de se alimentar e assim demorando muito mais tempo pra baixar, e não retorna para os valores normais,nem mesmo nos períodos de jejum.


2. MATERIAIS E MÉTODOS (AULA 1)
Reagentes (KIT Enzimático-Colorimétrico “ANALISA”) ;
Pipeta Automática e de vidro;
Ponteiras;
Estante de tubo
Pera;
Cubetas ;
Tubos de Ensaio;
Béquer;
Cronômetro;
Banho – Maria 37°C;
Espectrofotômetro (505nm);

O método empregado na Aula 1 foi o Enzimático-Colorimétrico (Trinder) da Analisa, que possui a finalidade de fazer umadeterminação quantitativa da glicose no sangue.
Foram preparados 4 tubos de ensaio para o experimento,no Primeiro Tubo foi posto o Branco indicado com a letra “B”,no segundo tubo foi posto o padrão indicado com o “P”,no terceiro “T1” e no quarto “T2”,os dois tubos de teste continham a mesma amostra,em seguida esses tubos foram homogeneizados e incubados em banho-maria à 37°C por cerca de 10 minutos.Após o Banho-maria, nos dirigimos até o espectrofotômetro com os 4 tubos, primeiramente foi colocado o tamanho da onda a ser usada que no caso foi de 505 nm, em seguida a Transmitância do aparelho foi configurado em 100% e a Absorbância em 0, após essa configuração usamos o tubo contendo o branco para poder zerar o aparelho,em seguida foi feito a leitura do padrão cujo resultado foi de0,418,e assim foi feito um cálculo para se encontrar o FC no qual foi usado a fórmula de “FC=CP/AP” que obteve o resultado de FC=239,23, e em seguida foi feita a leitura do teste 1 cujo resultado fornecido pelo aparelho foi o de 0,175,e o teste 2 foi o valor de 0,195,e assim para se calcular a concentração dos testes foi feito o uso da seguinte fórmula “CT=FC x AT”.



















3.RESULTADOS E DISCUSSÃO (AULA 1)
No Teste 1 feito após o uso da fórmula de CT=FC x AT obtivemos o resultado de
41,86 mg/dl. No Teste 2 foi obtido o resultado de 46,64 mg/dl
Entretanto os resultados do teste 1 e do teste 2,deveriam ser exatamente iguais pois a amostra e o kit usados foram os mesmos,apesar de terem resultados próximos eles se divergem e também pareceu estar com um valor baixo,os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio Bioquimica
  • 4 Relat Rio Bioquimica
  • Relat Rio Bioquimica
  • RELAT RIO 2 DE BIOQUIMICA
  • relat rio de bioquimica 2
  • Relat Rio De Bioquimica 1
  • PRIMEIRO RELAT RIO DE BIOQUIMICA
  • RELAT RIO DE BIOQUIMICA TAMP O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!