Relat Rio Biofisica C Pia

763 palavras 4 páginas
Relatório prática 1 - Osmose, Pressão osmótica e Processo de plasmoptise e plasmólise.

Introdução

A osmose é a passagem espontânea de um solvente por uma membrana semipermeável, indo de uma solução menos concentrada (ou um solvente puro) para uma solução mais concentrada (menos diluída).
No entanto, se permitirmos que esse processo continue, chegará um dado momento em que a altura da solução mais concentrada irá exercer uma pressão sobre a membrana semipermeável, impedindo que a osmose ocorra. Assim, é possível impedir que a osmose sequer inicie por se aplicar essa mesma pressão sobre a solução mais concentrada.
Essa pressão passou a ser chamada de pressão osmótica π e pode ser definida como pressão externa que deve ser aplicada a uma solução mais concentrada para evitar a diluição (osmose).
O valor da pressão osmótica depende para cada solução, sendo que quanto maior a concentração da solução, maior será a pressão osmótica. Isso mostra que a osmose é uma propriedade coligativa, pois é uma propriedade que não depende da natureza das partículas, mas somente da quantidade de partículas dissolvidas na solução.
De acordo com a comparação dos valores das pressões osmóticas de duas soluções, uma pode ser classificada em relação à outra da seguinte maneira:
Solução hipertônica: quando a sua pressão osmótica é maior que à da outra solução;
Solução hipotônica: quando a sua pressão osmótica é menor que à da outra solução;
Solução isotônica: quando a sua pressão osmótica é igual à da outra solução.
Plasmoptise é o processo de turgescência que a célula animal sofre pela entrada de água por osmose, deixando-a inchada, causando seu rompimento por não possuir parede celular.
Na plasmólise acontece o contrário da plasmoptise. A água é movida do meio intracelular para o meio extracelular, fazendo com que a célula perca água.

Objetivos:
Analisar o processo da osmose, a pressão osmótica e o processo de plasmoptise e plasmólise.
Material:
4 tubos

Relacionados

  • Embrio Moore
    246045 palavras | 985 páginas