Relat Rio Aula Pratica IV Microbiologia

2049 palavras 9 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes
Licenciatura em Ciências Biológicas
Polo Resende

4ª AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA:

Associação Microbiana com o corpo Humano, no ar e em outros seres vivos.
2015/1

Aluna: Carolina de Andrade Thomaz.
Matrícula: 13212020153.

Coordenadores da Disciplina: Prof.ª Maria Isabel Liberto e Prof. Maulori Cabral.

Tutora Presencial: Valéria Neves.

QUESTÃO: Como podem ser detectados micróbios presentes no ar, no mar e associados ao nosso corpo, e que importância os micróbios tem em relação aos demais seres vivos?
RESPOSTA:
Para que possam ser detectados, os micróbios presente no ar, no mar, associado ao nosso corpo ou a qualquer outro substrato, precisamos colher uma amostra e coloca-la em contato com meios nutritivos que garantam condições favoráveis para o seu crescimento e desenvolvimento populacional, tais como pH, luz, disponibilidade de alimentos, entre outras condições necessárias. Os micróbios desempenham papel fundamental na dinâmica populacional do nosso planeta, visto que eles estão presentes em basicamente todos os ambientes do Planeta a milhões e milhões de anos e estão diretamente envolvidos em todos os ciclos biogeoquímicos, sendo fundamental na transformação de matéria em energia e vice-versa, viabilizando assim a existência dos demais seres vivos.

INTRODUÇÃO: Sabe-se que os micróbios estão presentes nos mais variados ecossistemas, desde o ar que respiramos até mesmo ambientes extremamente ácidas. O sucesso evolutivo desses seres está justamente nessa capacidade adaptativa que garantem sua presença em praticamente todos os ambientes da Terra a bilhões de anos. A presente prática foi dividida em três experimentos os quais, diante da constatação feita acima, tem por objetivo demonstrar essa abundancia, coletando amostras de micróbios do ar, do mar e associada ao nosso corpo aos quais serão oferecidos meios de cultura adequados e nutritivos para possibilitar seu

Relacionados

  • Revista intellectus 2008
    114471 palavras | 458 páginas