Relat Rio Aula Pratica De C Psula Correto

669 palavras 3 páginas
CÁPSULA

Forma farmacêutica sólida na qual os princípios ativos e os excipientes estão constituídos por um invólucro duro ou mole, de forma e capacidade variáveis, que contêm uma quantidade de princípio ativo que normalmente se usa de uma só vez, tem forma cilíndrica ou ovoide e é formado por duas partes que se encaixam, que devem ser soldadas e, se destinam a conter substâncias medicinais sólidas, pastosas ou líquidas. Geralmente o invólucro é feito de gelatina (cápsula dura) ou de gelatina adicionada de emolientes como glicerina e sorbitol (cápsula mole ou elástica), este pode ainda ser opaco ou transparente e corado ou incolor. (aenfermagem.com.br)

TIPOS DE CÁPSULA

- Amiláceas: Constituídas de amido de trigo e/ou farinha de trigo- foram as primeiras cápsulas a serem introduzidas na terapêutica e estão em desuso atualmente;
- Gelatinosas: Constituídas de gelatina. Estas podem, ainda, ser de consistência dura (cápsulas gelatinosas duras), se fabricadas incluindo maiores quantidades de glicerina, sorbitol e polietilenoglicol, apresentam-se de consistência flexível e elástica (cápsulas gelatinosas moles). Estas, ao contrário das cápsulas duras, podem acondicionar soluções oleosas, suspensões e emulsões. Independentemente do tipo de cápsulas, na produção do invólucro de gelatina devem ser adicionados conservantes devido à natureza da sua composição.
O preenchimento das cápsulas gelatinosas duras pode ser manual, com auxílio de pequenos encapsuladores manuais, ou encapsuladores semi-automáticos, ou ainda, com máquinas totalmente automatizadas. Em contra partida o preenchimento das cápsulas moles envolve uma etapa de soldagem de duas metades das unidades, o que é possível com o uso de máquinas próprias para esse fim. Por esse motivo, nas farmácias de manipulação e em pequenos laboratórios são mais comumente empregadas as duras.(portaleducacao.com.br)

OBJETIVO

Aprender a técnica de manipular cápsula.

METODOLOGIA

Pesagem

Primeiramente verificamos a

Relacionados

  • texto 1
    34029 palavras | 137 páginas
  • Protozoarios
    34432 palavras | 138 páginas