Relat Rio Aula Pr Tica De Parasitologia

587 palavras 3 páginas
Relatório Aula Prática de Parasitologia
Aluna: Roberta Isabelly Rodrigues Curso: Medicina Laboratorial

Reação de Hemaglutinação
A reação de hemaglutinação é uma técnica para a detecção de anticorpos específicos que, quando presentes, reconhecerão antígenos na superfície de hemácias, causando aglutinação. Utilizou-se um kit contendo hemácias de carneiro sensibilizadas com antígeno do parasito (neste caso tripomastigota). O soro do paciente foi adicionado ao tubo contendo hemácias sensibilizadas. O soro identificado como “R” apresentou hemaglutinação, o que significa que este indivíduo contem anticorpos contra o parasito.

Gota Espessa
Essa técnica se baseia na visualização do parasita em microscópio óptico através de uma gota de sangue extraída por punção digital. É padrão-ouro para diagnóstico de malária, pois permite a diferenciação morfológica do parasito. Para isso, é necessário que as hemácias sejam lesadas, uma vez que essas formas são encontradas predominantemente dentro delas.
Método:
Sobre a superfície da lâmina foi adicionada uma gota de sangue. Para que a coloração fosse iniciada, aguardamos a completa secagem do material para que não houvesse perdas do conteúdo presente no sangue. A lâmina foi então mergulhada em Panótico rápido por 10 vezes e posteriormente no Corante 1, Corante 2 e Corante 3. Lavou-se a lâmina posteriormente com 5mL de água tamponada. O material foi observado depois de seco.
Outra opção consiste na coloração com Solução de Giemsa na proporção de uma gota do corante para 1mL de água tamponada. A solução pode ser então aplicada na lâmina por 30 minutos para coloração dos componentes da amostra e as hemácias sofrem lise após enxague com água tamponada.

Teste Rápido para Malária:
Um Teste complementar e muito útil no diagnóstico da Malária consiste no Teste Rápido. Esse ensaio detecta proteínas do Plasmodium quando adiciona-se amostra de sangue no material. As tiras sensibilizadas produzem uma reação de cor,

Relacionados