Relat Rio Atrito Estatico E Cin Tico

1397 palavras 6 páginas
Índice

Introdução 2
Questões pré-laboratoriais 3
Questões pós-laboratoriais 4
Material, medições e procedimentos 5
Dados registados 6
Esquema de forças 7
Observações e conclusão 8
Introdução- Objetivos e fundamentos teóricos

O objetivo da atividade experimental foi a determinação experimental do coeficiente de atrito estático entre um bloco de uma superfície de madeira, de lixa e plástica, com uma superfície de madeira plastificada, pretendendo-se averiguar a dependência do atrito com a massa do bloco, a área em contacto e o ângulo do plano.
A força de atrito é uma força que se opõe ao movimento ou à tendência de um corpo para se mover. Esta força manifesta-se de duas formas: a força de atrito estático, que é a força que se opõe a uma outra força aplicada sobre um corpo e que anula esta última força até o corpo começar a entrar em movimento (a força aplicada superou a força de atrito estático máxima), e há também a força de atrito cinético, que é a força que se opõe a qualquer movimento, quer seja entre duas superfícies ou entre uma superfície e um meio (líquido ou gasoso). De notar que a força de atrito estático é geralmente superior à força de atrito cinético.
As forças de atrito são sempre paralelas às superfícies em contacto, tendo sentido oposto ao da velocidade se o corpo estiver em movimento, ou sentido oposto ao sentido em que o corpo tende a movimentar-se se este ainda continuar em repouso.

Questões pré-laboratoriais do manual (página 159)

Q1: Um bloco é colocado em repouso num plano inclinado de inclinação θ.
a) Que forças atuam sobre ele? Qual é o módulo da força de atrito a que fica sujeito?
As forças que atuam sobre um corpo num plano inclinado são o peso (com duas componentes: Px e Py), a força normal que é a reação normal do plano sobre o corpo e que é igual ao módulo da componente Py do peso, e a força de atrito. O módulo da força de atrito é igual à componente Px do peso do bloco, uma vez que, no

Relacionados

  • Laboratório
    14043 palavras | 57 páginas
  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas
  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas