Relat Rio Analitica Dimetilglioxima

1588 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
CURSO DE ENGENHARIA BIOQUÍMICA
DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL

DETERMINAÇÃO DE NÍQUEL COM DIMETILGLIOXIMA

Renata Borges (71769)
Gabriela Chepe (81481)

Rio Grande
2015
1 INTRODUÇÃO
Em muitas situações em que precisamos fazer análises tanto de âmbito qualitativo e/ou quantitativo, como por exemplo, na determinação quantitativa de metais pesados no solo, devemos a princípio escolher a melhor técnica analítica para realiza-lo, seja por motivos operacionais ou financeiros. Um dos métodos mais utilizados e confiáveis para fazer a análise desse tipo é a gravimetria, a qual faz parte das técnicas analíticas clássicas, por ela não necessitar de padrões se torna um método muito preciso e exato (SKOOG et al., 2006).
O objetivo de usar a gravimetria como método analítico se deve ao fato de ser uma técnica de fácil manipulação, boa reprodutibilidade e de baixos custos financeiros de operação. Esse método de análise possui alguns empecilhos, tais como, longo tempo para realização da análise; ocasionalmente a formação de precipitados de difícil filtragem, erros devidos a elementos interferentes existentes na amostra original e a grande falta de precisão em análises em baixa escala (mg L-1 e µg L-1) (BACCAN, 2004).
A gravimetria engloba uma variedade de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou composto a ser determinado num composto puro e estável e de estequeometria definida, cuja massa é utilizada para determinar a quantidade do analito original (VOGEL, 1981).
Na gravimetria por precipitação, o analito é convertido a um precipitado pouco solúvel, então este é filtrado, lavado para a remoção de impurezas, convertido a um produto de composição conhecida por meio de um tratamento térmico adequado e posteriormente pesado (VOGEL, 1981).
A determinação gravimétrica de níquel em amostras na forma de dimetilglioximato de níquel (II), é uma análise simples, porém com excelente grau de

Relacionados