relat rio 9 Lei de Ohms 2010 1

Páginas: 9 (2156 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
Sumário


1-Objetivo 2

2-Introdução Teórica 2

3-Materiais Utilizados 6

4-Desenvolvimento Teórico e Discussões 6
4.1-Indentificação dos resistores 6
4.2-Resistência do Reostato 8
4.3-Questionário 9

5-Conclusão 10

6-Referências 10






























1-Objetivo

A finalidade deste experimento é medir o valor do resistor equivalente nas associações em série e em paralelo.2-Introdução teórica
2.1 – Corrente elétrica

Faremos uma abordagem dos fenômenos elétricos relacionados com cargas em movimento. Consideremos um fio metálico no qual foi estabelecido um campo elétrico E. Este campo elétrico pode se estabelecido, por exemplo, ligando-se as extremidades do fio aos pólos de uma pilha ou bateria. Sabemos que no fio condutor existe um grande numero de elétrons livres.Estes elétrons ficarão sob a ação de uma força elétrica devida ao campo E, sendo eles livres, entrarão imediatamente em movimento. Como os elétrons possuem carga negativa, este movimento terá sentido contrário ao do campo aplicado. Portanto, o estabelecimento de um campo elétrico em um fio metálico, provoca um fluxo de elétrons neste condutor, fluxo este que é denominado corrente elétrica.
Umacorrente elétrica pode ser estabelecida também em condutores líquidos. Consideremos por exemplo, uma solução de NaCl em água. Sabemos que o sal dá origem a íons positivos (Na+) e íons negativos (Cl-) que ficam livres, podendo se deslocar no interior do liquido. Estabelecendo-se um campo elétrico na solução ( isto pode ser obtido introduzindo-se nela duas placas metálicas ligadas a uma bateria), osíons positivos passam a se deslocar no sentido do vetor E, e os íons negativos no sentido contrário. Portanto, a corrente elétrica em um condutor líquido é constituída pelo movimento de íons positivos e íons negativos, deslocando-se em sentidos contrários.
É possível ainda, estabelecer correntes elétricas nos gases, como acontece nas lâmpadas de vapor de mercúrio ou quando uma faísca elétrica saltade um corpo para outro através do ar. Nestes casos, a corrente é constituída pelo movimento de íons positivos, de íons negativos e também de elétrons livres.

2.2 – Medidores elétricos

2.2.1 – Medida de corrente elétrica

Qualquer aparelho que indique presença de corrente elétrica em um circuito é denominado galvanômetro. Se a escala deste aparelho for graduada de tal maneira que sejapossível medir a intensidade da corrente elétrica, o aparelho será denominado amperímetro.
Existem amperímetros destinados a medir correntes de valores mais elevados. Neste caso, a escala do aparelho e graduada em ampéres. Outros amperímetros são mais sensíveis e podem medir correntes de menor valor, sendo então suas escalas, graduadas em miliampéres ( 1mA = 0,001A) ou em microampéres (1A = 0,000001A).Estes aparelhos costumam ser, por isso, denominados respectivamente, miliaperímetros e microamperímetros.
Quando desejamos medir à corrente que passa, por exemplo, em uma certa resistência, devemos ligar o amperímetro no circuito da maneira mostrada na figura abaixo; o amperímetro é ligado em série com a resistência e, portanto, toda a corrente passará através do aparelho. Nestas condições, oponteiro se deslocará ao longo da escala indicando diretamente o valor desta corrente.










Figura 1 – O amperímetro deve ser colocado em série no circuito para indicar a corrente que passa nele.

2.2.2 – Medida da voltagem

A medida da diferença de potencial entre dois pontos é feito por aparelhos denominados voltímetros. Se desejamos medir a ddp que existe , por exemplo, entre asextremidades de uma resistência, devemos ligar um voltímetro de maneira mostrada na figura 2 . Como Vemos , o voltímetro deve ser ligado em paralelo com a resistência. Assim, parte da corrente que chega no ponto A se desvia , passando pelo voltímetro, o que faz com que o ponteiro se desloque ao longo da escala do aparelho e indique diretamente o valor da voltagem Vab.














Figura 2 – O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio 4 Lei De Ohm 1
  • Relat Rio Associa Es De Resistores E Lei De Ohm
  • Relat Rio Lei De Ohm 2012 EBAH
  • Relat rio 01 Leis de Ohm e Kirchhoff
  • RELAT RIO 1 LEI DE BOYLE
  • discussão 1 lei de ohm
  • Relat rio LQA 9
  • Relat rio 9

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!