RELAT RIO 3

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
1. ASSUNTO

Medidas de vazão utilizando medidor de velocidades e vertedor.

2. OBJETIVOS:

Obtenção da vazão por meio de um perfil de velocidades e integrá-las isto em dutos cilíndricos e aferir(calibrar) o vertedor em canais.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A definição mais simples da vazão é “o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, poruma unidade de tempo” de acordo com o Wikipedia. Ou seja, vazão é a rapidez que um volume escoa. A determinação da vazão pode ser realizada através do cálculo da velocidade média ou através de medidoresconstruídos para esta finalidade.
Nesse experimento foram utilizados dois métodos diferentes para a obtenção da vazão, o Prandtl para o escoamento no tubo, e o vertedor, para a vazão no canal.

3.1VAZÃO NO TUBO

O tubo de Prandtl é usado para medir a velocidade nas tubulações, possui em sua extremidade “buraquinhos”, perpendicular e paralelo ao movimento, que medem as pressões estática edinâmica, e a partir das pressões, encontramos a velocidade. Um escoamento turbulento “produz” um perfil de velocidade (gráfico 1), e a vazão é encontrada calculando-se a área de cada seção com seusrespectivos valores de velocidade. A norma americana P.T.C. (1946) determina os pontos nos quais a velocidade deve ser medida (Figura 1)

Figura 1: Posições em duto circular (tubo de Prandtl), para a obtençãoda vazão segundo a norma americana P.T.C. 11-1946.


Na fórmula 3, substitui a pressão no manômetro (∆H), e os cálculos previamente feitos do peso específico da água e do mercúrio, a velocidade éencontrada.

Fórmula 1: Peso específico da água.
Fórmula 2: Peso específico do mercúrio.
Fórmula 3: Velocidade.




Logo, a partir dos valores obtidos para a velocidade em cada raio, é possívelcalcular as velocidades médias e traçar o gráfico abaixo:

Gráfico 1: V.r x r.


3.2 VAZÃO NO CANAL

Calibração do vertedouro

De acordo com o site da Itaipu o vertedouro serve para escoar a água em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELAT RIO 3
  • TERMOQUIMICA 3 Relat rio
  • Relat Rio Semin Rio 3
  • Relat Rio 3
  • Relat rio 3
  • Relat Rio 3
  • Relat Rio 3 Fernando
  • sintese relat rio 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!