Relat Rio 3 Tubo De Pitot

3465 palavras 14 páginas
Universidade Federal de São Carlos

Laboratório de Processos Químicos
Turma A

Relatório:Perfis de Velocidade para Escoamento em Condutos Cilíndricos (Tubo de Pitot)

Artur Boschi da Silva
Fernando Lamesa Silva
Fernando Luis Rossi
Guilherme Roth
Lucas Moreira de Souza

São Carlos
11 de abril de 2011
Sumário
Introdução Teórica 3
Materiais e Métodos 5
Resultados e Discussão 6
Conclusão 15
Referências Bibliográficas 16
Memória de Cálculo 17

Introdução Teórica
O objetivo desse trabalho experimental é obter perfis de velocidades para os regimes de escoamento laminar e turbulento da água. Para isso será utilizado o tubo de Pitot simples (Figura 1), que consiste de um tubo com uma abertura perpendicular à direção do escoamento e um segundo tubo cuja abertura é paralela ao escoamento.
O Tubo de Pitot, segundo descrito em WIKIPEDIA (2011), é um instrumento de medida de pressão utilizado comumente para medir-se a velocidade de fluidos e muito usado para medir a velocidade dos aviões. Deve o seu nome ao físico francês do século XVIIIHenri Pitot. Como curiosidade, um das coisas que distinguem os utilizados nos aviões e o usado nesse experimento, por exemplo, é a presença de elementos de aquecimento para evitar que os orifícios fiquem obstruídos com o gelo, que parte da aparelhagem do Tubo costuma ser colocado sobre as asas.

Figura 1 – Representação esquemática do Tubo de Pitot

No esquema apresentado na Figura 1, a velocidade do escoamento é calculada a partir da diferença entre duas pressões claramente definidas, sendo elas: a pressão de impacto, ou total, ou de estagnação, tomada na extremidade do tubo de Pitot através de sua entrada frontal principal, relativa ao fluxo do fluido, ou seja, a pressão na abertura perpendicular ao escoamento, como pode ser visto na figura acima. A outra pressão, chamada estática, pode ou não ser tomada na mesma localidade do tubo de Pitot. Geralmente essa tomada localiza-se nas proximidades da tomada de pressão de impacto, se não,

Relacionados

  • Engenharia de energia
    13952 palavras | 56 páginas
  • tecnologia
    7031 palavras | 29 páginas
  • gestao em logistica
    66926 palavras | 268 páginas