Relat rio 2 Vertedores

1017 palavras 5 páginas
VERTEDORES

Ana Luiza Caixeta de Castro – 11221EAB037
Francielly da Silva Mendonça – 11221EAB023
Jéssica Gatti Silva – 11221EAB007
Thaisa Martins de Oliveira – 11221EAB039

Uberlândia
Dezembro/2014

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Vertedores são aberturas ou entalhes na parte superior de uma parede, através dos quais o líquido escoa. Sua principal utilização é na medição de vazão das canalizações abertas e no controle do escoamento em galerias e canais. O termo também se aplica a obstáculos à passagem da corrente e aos extravasores das represas. Segundo Azevedo Neto, os vertedores são orifícios sem a borda superior.
“A borda horizontal denomina-se crista, ou soleira. As bordas verticais constituem as faces do vertedor. A carga do vertedor, H, é a altura atingida pelas águas, a contar da cota da soleira do vertedor. Devido à depressão (abaixamento) da lâmina vertente junto ao vertedor, a carga H deve ser medida a montante a uma distância aproximadamente igual ou superior a 5H.” (AZEVEDO NETO, 1988, p. 88)
Os vertedores podem ser classificados de acordo com a forma, altura relativa da parede, natureza da parede e largura relativa.
A) Forma: podem ser divididos em simples (retangulares, triangulares, etc.) e compostos (seções combinadas).
B) Altura relativa da soleira: vertedores completos ou livres (p>p’) e vertedores incompletos ou afogados (p<p’).
C) Natureza da parede: vertedores em parede delgada (chapas ou madeira chanfrada) e vertedores em parede espessa (e > 0,66H).
D) Largura relativa: vertedores sem contrações laterais (L=B) e vertedores contraídos (L<B). Um vertedor é considerado contraído quando sua largura é menor que a do canal de acesso.
Os fatores que influenciam a vazão de um vertedor são: forma do vertedor, espessura da soleira, rugosidade das paredes, altura do vertedor, carga, nível d’água a jusante e forma da lâmina vertente.
Quando usamos os vertedores para obter a vazão, alguns pré-requisitos devem ser atendidos para obter

Relacionados

  • Engenharia de energia
    13952 palavras | 56 páginas