Relat rio 1

Páginas: 6 (1361 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
Departamento Acadêmico de Eletrotécnica
Disciplina de Técnicas Digitais - Laboratório
Professor: Luciana de Sillos de Andrade












Práticas de Técnicas Digitais
Experiência 02- Circuitos com Portas Lógicas

























Turma S22
Jakson B. Argenta
Márcio Tonetti
Marcus Fin



1 Objetivo

Este primeiro experimento tem comoprincipais objetivos:
Identificar e interpretar as principais portas lógicas que utilizam as três operações lógicas básicas: AND, OR e NOT;
Entender e praticar os recursos da Álgebra Booleana;
Utilizar o método da Tabela-Verdade visando analisar o comportamento de circuitos que combinem as principais portas lógicas conhecidas;
Identificar fisicamente alguns dos principais CI´s (circuitos integrados),identificando sua pinagem (alimentação, entradas e saídas), assim como sua função lógica;
Simular circuitos no Ewb (Electronics Workbench) utilizando as principais portas lógicas.

2 Fundamentação Teórica

Digital x Analógico
Podemos distinguir as representações digitais das analógicas entendendo o funcionamento de um dimmer (interruptor variável de tensão). A etapa digital do funcionamento dodimmer consiste no ato de alimentar ou não o circuito, ou seja, ou está conectado na fonte de tensão ou não (ligado ou desligado). A etapa analógica é observada quando variamos a tensão sobre a carga, onde a tensão pode assumir qualquer valor entre 0 e o máximo da tensão de alimentação. Resumidamente, as representações analógicas equivalem a representações continuas (qualquer valor entre 0 e máximo datensão de entrada do nosso dimmer) e as digitais à representações discretas (nosso dimmer ligado ou desligado).
Assim, percebemos que a representação digital é bem mais simples, constatação que difundiu muito o uso das técnicas digitais em diversas áreas, principalmente na área eletrônica. As principais vantagens são a facilidade de projetar circuitos digitais, a facilidade para o armazenamentode informações, maior exatidão e precisão nos resultados, as instruções em circuitos digitais podem ser programados e que também são pouco afetados por ruídos. Todavia a principal desvantagem na utilização das técnicas digitais consiste no fato de que na realidade quase todas as variáveis são analógicas, porém mesmo assim é mais vantajoso converter estas variáveis para forma digital, processa-lasdigitalmente, e depois transforma-las novamente em saídas analógicas.

Sistema Binário e os Circuitos Lógico-Digitais
O sistema binário é o sistema mais usual em implementações de circuitos digitais, visto que apresenta somente dois valores possíveis, 0 ou 1. Fazendo analogia ao circuito do dimmer que utilizamos, o estado desligado equivale a 0 e o estado ligado ao valor 1. Dependendo dotamanho, outros sistemas de numeração são utilizados para representar números binários muito grandes, porém o processamento digital é normalmente binário. Na tabela 1 podemos conhecer estes sistemas e suas formas de representação.
Na prática, circuitos inteiros são formados utilizando-se valores de entrada variáveis entre 0 e 1 e analisando os valores de saída que também somente variam entre 0 e 1. Estamaneira pela qual um circuito digital responde a uma entrada é chamada de lógica do circuito, no qual apenas a relação entre a entrada e a saída dos circuitos será do nosso interesse. Alguns métodos para implementação e análise de circuitos digitais e/ou lógicos são utilizados e destacam-se a Álgebra Booleana e a Tabela-Verdade.

Tabela 1

Álgebra Booleana e a Tabela-Verdade
A álgebra booleana é abase matemática utilizada no estudo de circuitos lógicos de sistemas digitais. Nela toda variável pode assumir somente dois valores: 0 ou 1, onde não são valores numéricos, mas a representação de um nível de tensão. Também são denominados de nível lógico.
Na lógica booleana apenas as três operações básicas são utilizadas: OR, AND e NOT, que combinadas entre si geram os circuitos lógicos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio 1
  • Relat rio 1 QG1
  • Relat Rio De Quimica 1
  • Relat Rio De ECM 1
  • Relat rio 1
  • Micro Relat rio 1
  • Relat Rio 1
  • Relat Rio 1 De EMAG

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!