Relat Rio 1 Sess O Nivel Operante

279 palavras 2 páginas
Aula: Psicologia Experimental I
Professora: Mônica Ferreira da Silva
Data: 10/04/2015
Alunos: Gabriel Pires RA: 84796 Josiene Maximino 82353 Luara Macedo 83061

Número e tipo da sessão: Primeira Sessão de Nível Operante
Identificação do Sujeito: 02 c/m
Objetivo da sessão: Observar os comportamentos naturais do sujeito colocado pela primeira vez na caixa de Skinner sem nenhum controle de variáveis.

Descrição:
No início da sessão ao entrar na caixa de Skinner o sujeito começou a farejar o lado esquerdo da caixa, se levantou, e em seguida abaixou-se novamente, repetiu o movimento várias vezes conforme andava de um lado para o outro farejando todo o interior da caixa.
No 15º minuto o sujeito observado andou até o lado direito da caixa onde pressionou a barra e farejou a mesma, se limpou e continuo farejando partes dela. Levantou-se várias vezes apoiando as patas posteriores na parede. No 23º minuto permaneceu parado, se limpou, deu mais uma volta na caixa, encostando-se e em um canto esquerdo e limpou-se novamente.
Ficou parado por um minuto, voltando logo depois a explorar o espaço da caixa. No minuto seguinte se sacudiu e voltou a se limpar.
Nessa primeira sessão de observação notou-se que o sujeito procurou principalmente conhecer e explorar bem o ambiente em que foi submetido.
Considerando os principais comportamentos apresentados e sua frequência de respostas, o sujeito pressionou a barra uma única vez, tocou a barra sete vezes, farejou, levantou-se e limpou-se por dez vezes.

Legenda: Figura 1 – Gráfico apresentando o tipo e a frequência das respostas naturais apresentadas pelo sujeito ao longo da sessão de nível operante realizada no dia 10/04/2015

Relacionados

  • Algoritimos e programaçao
    67521 palavras | 271 páginas
  • Coleção Jovem Jurista - GV Rio
    85543 palavras | 343 páginas
  • livro algoritmo
    62619 palavras | 251 páginas