Relat Rio 1 Modelos De Equipamentos Ultrabook E Tablets

648 palavras 3 páginas
Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

1.1 - Introdução à arquitetura de computadores
Apesar da existência de uma grande diversidade em termos de arquiteturas de computador, pode-se enumerar, num ponto de vista mais genérico os componentes básicos desta classe de equipamentos. A figura abaixo apresenta um esquema de um computador, destacando os elementos que o compõem. Apesar da grande evolução ocorrida na área de informática desde o aparecimento dos primeiros computadores, o esquema apresentado na figura pode ser utilizado tanto para descrever um sistema computacional atual como os computadores da década de 40, projetados por engenheiros como John Von Neuman.

Os principais elementos do computador são:
• O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas em memória (programas em código de máquina e dos dados).
• A memória é responsável pela armazenagem dos programas e dos dados.
• Periféricos, que são os dispositivos responsáveis pelas entradas e saídas de dados do computador, ou seja, pelas interações entre o computador e o mundo externo. Exemplos de periféricos são o monitor, teclados, mouses, impressoras, etc.
• Barramento, que liga todos estes componentes e é uma via de comunicação de alto desempenho por onde circulam os dados tratados pelo computador.

1.2 - Computadores pessoais e equipamentos portáteis

1.3 - Arquitetura RISC e CISC

1.3.1 Arquitetura CISC
O padrão de arquitetura CISC (Complex Instruction Set Computer), utiliza-se de comando com grande número de pequenas instruções, para executar uma simples operação, é capaz de executar várias instruções complexas, sendo bastante versátil. Dispunham de um número menor de registros, e consequentemente, uma organização diferente que suportasse diversos mecanismos de memória de forma eficiente. Uma das consequências do fato das arquiteturas CISC disporem de menor número de registros é a alocação das variáveis escalares, em regra, a posições

Relacionados

  • TRABALHO Relat rio 1 Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets
    3227 palavras | 13 páginas