Relat rio 1 fisquim

1629 palavras 7 páginas
‘ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS DIADEMA

FÍSICO-QUÍMICA
FARMÁCIA – 2015 (NOTURNO)

DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE PARTIÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA ENTRE DOIS LÍQUIDOS IMISCÍVEIS (27/04/201)

DOCENTE:
NORBERTO S. GONÇALVES ALUNOS:
FERNANDA BARRELLA BATINI – RA 84516
MARINA MATOS SILVA – RA 84591

Resumo
O experimento realizado determinou o coeficiente de partição do ácido benzoico utilizando duas substâncias imiscíveis, a água destilada e o hexano, por titulação. A constante de equilíbrio (n) e o coeficiente de partição (K) do ácido benzoico nos solventes utilizados foi obtida através da titulação da mistura de ambos em NaOH, observando a associação do ácido em hexano. A constante n encontrada foi de 1,445 que sendo esta relativamente proxima de 2 pode-se dizer que o ácido benzoico se dimeriza mais em fase orgânica. Já o coeficiente K encontrado foi de 0,1398, assim sendo k<1, é possível inferir também que este é mais solúvel em fase orgânica do que em fase aquosa.

Introdução
O coeficiente de partição de uma substância pode ser explicado como a razão entre as concentrações de um composto, em duas fases de mistura de dois líquidos imiscíveis em equilíbrio. Estes coeficientes estão amplamente ligados à solubilidade do composto em ambas as fases.
Ao considerar dois líquidos imiscíveis (água e hexano) teremos uma mistura de duas fases, uma delas terá a maior parte composta de água com saturação de hexano e a outra formada por hexano e saturada por água. Assim, a solubilidade entre elas é baixa, mas não pode ser considerada nula. Então, após a estabilização, o ácido benzoico solúvel estará presente em ambas.
O objetivo deste experimento foi a determinação do coeficiente de partição do ácido benzoico em água e hexano (imiscíveis) assim como a constante de equilíbrio, estimando a associação do ácido benzoico em hexano, a partir da titulação do ácido presente em cada fase.
No equilíbrio, a relação entre a concentração de ácido

Relacionados