Relat rio 01 P ndulo Simples

1594 palavras 7 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Engenharia

Alunas:
Kelly Araujo da Silva
Rafaela da Silva Targino

Bancada: 16

Título: Medidas e Desvios

Objetivo:
Determinar utilizando o pêndulo simples e suas propriedades, a aceleração da gravidade no local onde foi realizado o experimento.

1. Introdução teórica

1.1 Algarismos Significativos

Os algarismos significativos são os algarismos confiáveis na leitura de uma escala, logo, têm importância na exatidão de um número. Tem como objetivo, permitir a precisão de uma medida na leitura do valor numérico, e, por conseguinte, quanto mais precisa uma medida, mais algarismos significativos ela terá. Possui como regra geral, apresentar todos os algarismos obtidos por leitura direta acrescido de apenas um algarismo estimado, Ao realizarmos a medição de algum objeto, nunca teremos a medida exata do objeto, utilizando uma régua, por mais precisa que seja. Isso por que o último algarismo dessa medição será duvidoso. Algarismos significativos da medida de uma quantidade física são, pois, os algarismos exatamente determinados pela escala utilizada mais um, aquele que é estimado entre duas das suas menores divisões. Usar mais ou menos algarismos do que a quantidade assim determinada falseia a precisão da medida.

1.2 Pêndulo Simples

Pêndulo Simples é um modelo que consiste em um fio de massa desprezível de comprimento L, tendo em uma das extremidades um elemento de massa m enquanto a outra extremidade do fio é fixa permitindo-lhe apenas a rotação em torno de um eixo fixo (com um único grau de liberdade). A característica marcante de um Pêndulo Simples é ter praticamente toda a massa concentrada em uma das extremidades, ao deslocar o pêndulo de sua posição de equilíbrio, este oscila sob a ação da força peso da massa m, bem como da força tração (T) com amplitude A. Se a amplitude é muito menor que o comprimento do fio, a partícula descreve um Movimento Harmônico Simples num

Relacionados

  • Fundamentos De Fisica
    268833 palavras | 1076 páginas
  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas